Desporto

Cidade do Porto será o centro mundial do breaking neste verão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O World Battle - Festival de Desporto e Cultura Urbana, que decorre de 28 de agosto a 3 de setembro na Alfândega do Porto, será um evento “dois-em-um” e contará com mais de 60 nacionalidades representadas para mostrar a vitalidade do breaking mundial. Atenção redobrada para os dias 30 e 31 de agosto, com a realização da etapa decisiva no Porto da World Series, que irá ditar os breakers masculinos e femininos apurados para os Jogos Olímpicos de 2024.

De entre 11 países candidatos, Portugal foi um dos cinco países selecionados (além do Japão, Brasil, França e China) para receber a The World Battle – World Series, sendo o Porto a cidade anfitriã deste festival de desporto e cultura urbana.A apresentação oficial da iniciativa decorreu na terça-feira.

Esta é a terceira vez que a Invicta recebe o evento, com a edição deste ano a revestir-se de especial simbolismo por concentrar uma etapa de apuramento para a qualificação olímpica de Paris 2024, dando a conhecer os 16 atletas masculinos e 16 femininos escolhidos para representar, pela primeira vez, o breaking nas Olimpíadas. De recordar que a portuguesa Vanessa Marina já está apurada para Paris, no próximo ano.

Para a vereadora do Desporto e Juventude, Catarina Araújo, presente na apresentação, "este é o sinal do entusiasmo e do dinamismo do que nos traz aqui hoje – a realização de um dos eventos de referência de desporto e cultura urbana a nível internacional – a The World Battle", sem esquecer "este acréscimo de também contarmos com as qualificativas para os Jogos Olímpicos de 2024".

"Foi um longo percurso para aqui chegarmos, não fomos os únicos a apresentar a candidatura e conseguimos vencer e sobressair a 11 países para ter cá este evento", frisou Catarina Araújo.

Max Oliveira, atual responsável pela organização da The World Battle – The World Series 2023, destacou a Street Vibes como um dos momentos mais importantes do cartaz.

Trata-se de uma demonstração de desportos olímpicos como o streetbasket, o skatebording, o breaking e o surf, que advém "do casamento feliz com a Câmara do Porto, materializado no Desporto no Bairro. Queremos transportar para este festival a componente da inclusão e da ação social tão bem representada neste programa municipal", referiu o atleta.

Além das batalhas, oficinas de dança, competições e atividades paralelas, o Festival Urbano de Desporto e Cultura vai agregar, no espaço da Alfândega do Porto, várias marcas, eventos e ações relacionadas com o desporto urbano.