Economia

Cidade das Profissões promove novos workshops durante o mês de dezembro

Filipa Brito

Durante o mês de dezembro a iniciativa municipal Cidade das Profissões promove mais de uma dezena de workshops que visam informar e potenciar o cidadão em relação às diferentes componentes da vida profissional. Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a inscrição e com vagas limitadas.

As ações de formação estimulam o contacto com entidades de referência numa determinada temática e/ou empregadores e desafiam os participantes a experimentarem competências-chave e a se colocarem à prova num contexto seguro. Constituem, ainda, uma oportunidade de networking entre participantes.

A Cidade das Profissões é uma iniciativa da Câmara do Porto que tem por objetivos fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais. Integrada numa rede internacional, disponibiliza apoio gratuito nas áreas da informação e do aconselhamento sobre o mundo das Profissões, do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo.

Atendimento - Gestão de Carreira

11 de dezembro (3ª feira), das 10h00 às 12h00

Entidade: Susana Cabral
| Vagas: 4 

Como podes valorizar e adequar o teu perfil ao mercado de trabalho? Quais as mais-valias individuais que tens para oferecer? Este atendimento destina-se a quem procura o primeiro emprego, um novo emprego, progredir na carreira ou mudar de área profissional.

Business Break

11 de dezembro (3ª feira), das 14h00 às 16h00

Entidade: HomeLovers
| Vagas: 20 

Mensalmente, um Empreendedor vem à Cidade das Profissões partilhar a sua história. Com origens, formações e objetivos diferentes, cada um, percorreu o seu caminho sem desistir perante dificuldades pessoais ou profissionais.

Atendimento - Mentoring de Negócio

12 de dezembro (4ª feira), das 10h00 às 12h00

Entidade: Millenium BCP - Microcrédito Norte
| Vagas: 4 

Mensalmente, um consultor especializado na temática do empreendedorismo estará disponível para prestar apoio a empreendedores, e disponível para responder a todas as dúvidas sobre a implementação de um negócio sólido. 

CdP Recruta

12 de dezembro (4ª feira), das 14h00 às 16h00

Entidade: Lankhorst Euronete Portugal, S.A. | Vagas: 6

Mensalmente, uma entidade de referência no tecido empresarial português estará presente na cidade das Profissões para conhecer os melhores candidatos. 

Atendimento - Análise Curricular

13 de dezembro (5ª feira), das 10h00 às 12h00

Entidade: I9Project
| Vagas: 4 

Será que o meu CV está bem feito? Será que vai captar a atenção do recrutador? Estou a apresentar bem o meu objetivo profissional? Participa neste atendimento e tem uma análise do teu CV.

Atendimento - Mentoring de Linkedin

13 de dezembro (5ª feira), das 10h00 às 12h00

Entidade: Karla Martins
| Vagas: 4 

O Linkedin é uma ferramenta para networking com um enorme potencial. Se queres aprender mais sobre a otimização desta rede e desenvolver um método mais prático para dinamizar negócios e carreiras vem a este atendimento personalizado! 

O que não fazer numa entrevista de emprego

13 de dezembro (5ª feira), das 14h00 às 16h00

Entidade: Do It Better | Vagas: 20

Numa entrevista de emprego, corremos o risco de cometer alguns erros que poderão colocar em risco uma possível seleção. Se há palavras que não deves dizer numa entrevista, também existem assuntos que não devem ser abordados, bem como atitudes que definem muitas vezes o perfil do candidato. Neste workshop serão apresentadas estratégias para uma entrevista de emprego de sucesso!

Atendimento - Hora do empreendedor

14 de dezembro (6ª feira), das 10h00 às 12h00

Entidade: PSZ Consulting
| Vagas: 4

Uma vez por mês um consultor financeiro, parceiro da Cidade das Profissões, estará no nosso espaço a atender presencialmente os empreendedores e a esclarecer as suas dúvidas.

Dreams over Barriers

17 de dezembro (2ª feira), das 10h00 às 12h00

Entidade: MIND4TIME | Vagas: 20

Num contexto de grande exigência e desafio, o valor intrínseco de um profissional passa pela sua capacidade de auto-motivação e resiliência. Neste workshop terás a oportunidade de refletir de forma conduzida sobre alguns vetores fundamentais que alicerçam níveis superiores de performance e capacidade de concretização.

Como criar uma Associação Juvenil

17 de dezembro (2ª feira), das 14h00 às 16h00

Entidade: Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP)
| Vagas: 20

As Associações Juvenis são laboratórios vivos de cidadania. São estruturas democráticas de e para jovens, legalmente constituídas e reconhecidas, onde a educação de pares está focada em missões que vão desde a Ecologia, ao Desporto, aos Direitos Humanos. Mas como se criam estas Organizações Não Governamentais e Sem Fins Lucrativos? Vem descobrir nesta formação.

Assessment Day

18 de dezembro (3ª feira), das 10h00 às 16h30

Vagas: 30 por módulo

E se num só dia tiveres a oportunidade de ser avaliado e selecionado por algumas empresas de referência? Participa no Assessment Day!

Módulo I

10h00 às 12h30

(a)Testes Psicotécnicos

(b) Dinâmicas de grupo

(c) Entrevistas de recrutamento

Módulo II

14h00 às 16h30

(a) Testes Psicotécnicos

(b) Dinâmicas de grupo

(c) Entrevistas de recrutamento

Ano Sabático

20 de dezembro (5ª feira), das 10h30 às 12h30

Entidade: Vida Edu | Vagas: 20

Já pensaste fazer um Ano Sabático? Partir à aventura, sair da tua zona de conforto e viajar pelo mundo? A Vida Edu explica-te como o podes fazer e, ao mesmo tempo, ter uma experiência de voluntariado, trabalho ou estágio.

Cursos e Estágios Internacionais

20 de dezembro (5ª feira), das 14h00 às 16h00

Entidade: Vida Edu | Vagas: 20

Já ouviste falar dos programas de formação e estágios no estrangeiro da Vida Edu? Participa no workshop e esclarece todas as dúvidas. 

Máquina de resolver problemas

21 de dezembro (6ª feira), das 14h00 às 16h00

Entidade: Projeto Trinsheira | Vagas: 20

Como transformar problemas sociais complexos em oportunidades? Neste workshop direcionado para empreendedores sociais, vem conhecer novas ferramentas de design thinking e de ativação de comunidades com foco nos princípios da liderança servidora, da participação coletiva e da criação de consórcios horizontais.

INSCRIÇÕES:

Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição. Os lugares são limitados. 

Os workshops e atendimentos dinamizados por entidades externas poderão estar sujeitos a alteração. Os inscritos serão devidamente informados.  

Para mais informações contatar a equipa da Cidade das Profissões através do email cidadedasprofissoes@cm-porto.pt ou do telefone 223 392 360.