Habitação

Cidade Cooperativa da Prelada comemora 30 anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Cidade Cooperativa da Prelada (CCP) foi inaugurada a 22 de julho de 1993. Resultou da união de sete cooperativas de habitação da cidade e é hoje um dos mais importantes polos residenciais do Porto. Situado na freguesia de Ramalde, este empreendimento ocupa uma área com cerca de três hectares e tem nove blocos. As áreas verdes ocupam mais de 11 mil m2 dos quais cerca de 65% são coberturas.

A atual comissão executiva da Cidade Cooperativa da Prelada, presidida por José Machado Castro, assinalou a data, no passado domingo, cerimónia que contou com as presenças do vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, e da secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues.

"A denominação que a Cidade Cooperativa da Prelada tomou há três décadas não foi fruto do acaso. Na sua génese, podemos situar uma clara intenção: a de imaginar e conceber um espaço residencial que não se confinasse à ideia estafada de zona dormitório", começou por afirmar o vice-presidente, destacando que "a criação desta cooperativa pressupunha o desenvolvimento de uma noção mais rica de qualidade de vida, que extravasava os limites do edificado".

Para Filipe Araújo, "exemplos de sucesso, como o da Cidade Cooperativa da Prelada, podem e devem, por isso, informar a criação de novas políticas em Portugal. Com efeito, os problemas de acesso à habitação, que afetam transversalmente o nosso país, e em particular as zonas urbanas mais populosas, só podem ser resolvidos através do estabelecimento de uma sólida relação de confiança entre os vários sectores da sociedade: o público, o privado e o cooperativo e social".

"A atenção e o investimento nesta zona da cidade é notória"

"O Município do Porto assume-se como um interlocutor com experiência e conhecimento consolidados nesta área e com vontade de implementar soluções já testadas com sucesso", acrescentou o autarca, relembrando que, já este ano, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a cedência do direito de superfície de terrenos, em Campanhã, à Cooperativa de Habitação Económica. Neles, ela vai, agora, poder construir dois blocos habitacionais de 20 fogos cada, que poderão atrair novos núcleos familiares à cidade.

Ainda neste âmbito realce para aprovação e cedência de terrenos para a futura Academia da Associação de Futebol do Porto, que vai nascer na Avenida da Cidade de Xangai, na Prelada, e para a nova sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. "A atenção e o investimento que esta zona da cidade tem granjeado é notória", sublinhou Filipe Araújo.

"Queremos que o Porto seja uma cidade tão atrativa para os que a procuram como para os que a habitam. E sabemos também que o Porto conta, para isso, com a ajuda de todas as partes ativas da sua sociedade", concluiu.