Turismo

Cidade conta novas narrativas para um (cada vez) melhor turismo. "Yours Truly, Porto"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Na Câmara do Porto, estamos totalmente alinhados com o conceito de construir um futuro melhor". Foi com esta premissa que a vereadora do Turismo e Internacionalização deu, em primeira mão, durante o encontro internacional BOOST - Building Better Tourism, na Casa da Música, a notícia do lançamento do “Yours Truly, Porto”, o mapa que irá mostrar ao mundo novas narrativas para uma visão para o futuro sustentável do destino.

Para Catarina Santos Cunha, "a palavra-chave é mesmo 'melhor'". "O turismo não pode ser visto como uma ameaça. É uma oportunidade para o crescimento económico, social e cultural", afirma a vereadora, certa de que este caminho se percorre "construindo um turismo melhor".

E isso, acredita, faz-se com uma visão de longo prazo. Ou seja, com o "Yours Truly, Porto", "um plano macro, já em andamento, que envolve um amplo ecossistema de parceiros que nos ajudam a pensar e a construir um novo posicionamento para a cidade".

Crente num turismo com um propósito, Catarina Santos Cunha sublinha que o Porto quer-se "uma cidade de braços abertos e coração vibrante". É para esta cidade, "verdadeiramente coesa, verdadeiramente diversificada, e verdadeiramente equilibrada", que o novo mapa tem já reunidas mais de duas dezenas de iniciativas ativas.

A vereadora explica: "Verdadeiramente coesa para envolver uma ampla rede de entidades que fazem parte da experiência e promoção do destino. Verdadeiramente diversificada para expandir oportunidades, diversificando as narrativas da cidade, ofertas e objetivos, e verdadeiramente equilibrada para abordar as necessidades e desejos de residentes, visitantes, investidores, num ciclo contínuo, positivo e sustentável".

Canal aberto a opiniões, contributos e projetos

O novo documento, além de orientador das estratégias, desafios e principais tendências do setor do turismo na cidade, irá guiar todos os que visitam o Porto por "quarteirões territoriais e de interesse", contribuindo, também, para o aliviar da pressão em zonas como o Centro Histórico. São exemplos o "Quarteirão das Artes", em Miguel Bombarda, as ruelas da Foz Velha ou a zona do Campo Alegre.

O objetivo do Município é oferecer "novos argumentos de atração ao turismo e ao investimento para o desenvolvimento sustentável de cada quarteirão, diversificando a fixação de dormidas, os roteiros de visita e os polos de dinamização turística, cultural e de lazer".

Para isso, convida todos os interessados a ser parte ativa desta visão, abrindo um canal para partilha de opiniões, contributos ou projetos a integrar nesta visão comum.

“2023 foi extraordinário, mas o que está perante nós é o futuro"

Na abertura do BOOST, organizado pelo NEST - Centro de Inovação do Turismo, o presidente do Turismo de Portugal lembrou que o ano anterior foi "extraordinário", mas "o que está perante nós é o futuro". "Temos que fazer inovação, criar propostas de valor mais eficientes e criar riqueza para ser distribuída de forma mais justa", considera Carlos Abade.

Já o presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, sublinhou os números em crescendo no setor na região, lembrando que, para os manter, "é preciso continuarmos na vanguarda" e apostar na inovação.

Adiantando o lançamento do primeiro "marketplace" de uma região de turismo, o também presidente da Associação de Turismo do Porto reforçou a importância do trabalho em rede que, "neste setor, tem feito a diferença".