Cultura

Cidade celebra Dia Mundial da Poesia com múltiplas atividades e muita leitura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_poesia_andante_2023_02.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A poesia sai dos livros nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Poesia. Embalada pela Semana da Leitura, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, apresenta um conjunto diversificado de atividades pela cidade.

Logo pela manhã, as Bibliotecas Municipais do Porto levam ao Centro Materno-Infantil do Norte "Histórias ao ouvido", um programa de mediação da leitura junto das famílias em ambiente hospitalar.

Pelas 11 horas, o bibliocarro estacionará no Bairro do Bom Pastor, transportando "A Poesia por companhia", um programa de fidelização de leitores em situação de vulnerabilidade social.

Ao meio-dia, há "Poesia Andante", com interpretação de poemas de Eugénio Andrade, pelas vozes de Francisca Bartilotti, Isaque Ferreira, Ismael Calliano, Rui de Noronha Ozorio, Rui Spranger e Sandra Salomé, na Estação de Metro da Trindade.

A Escola Básica e Secundária do Cerco organiza um almoço pedagógico de inspiração poética preparado pela comunidade escolar, seguido da apresentação do Plano de Literacia Mediática e de uma conversa sobre o projeto "Público na Escola", com a jornalista Bárbara simões, professores dinamizadores e alunos participantes.

A Biblioteca Popular Pedro Ivo acolhe, pelas 15 horas, um manifesto poético, pelos alunos da Escola Profissional de Economia Social e artistas visuais portuenses, intitulado "Poesia em forma de Abril". Paralelamente, o espaço acolhe, desde as 10 até às 17 horas, oficinas para preparação do manifesto, desenvolvidas pela Oficina Arara.

Às 17 horas, o Coro Intergeracional e Multicultural da Palavra Dita, desenvolvido pela cooperativa cultural Bairro dos Livros, leva "Cor(p)o de Intervenção" à Casa do Infante, na Ribeira.

Esta programação da cidade do Porto integra a Semana da Leitura, uma das iniciativas promovidas pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), que tem como objetivos valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.