Ambiente

Cidade Azul requer “políticas mais ambiciosas e inovadoras”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Decorre até ao final do dia de hoje a Conferência Cidade Azul, que promove o debate em torno do tema “As cidades costeiras e a crise climática: da ameaça à urgência na adaptação". No momento de abertura dos trabalhos, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, o presidente da Câmara do Porto sublinhou a importância de “políticas mais ambiciosas e inovadoras para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nas cidades”.

Rui Moreira reforçou a necessidade de “adaptar as cidades às alterações climáticas”, mas também de “incentivar práticas sustentáveis” e “promover a gestão circular dos recursos”. Algo que o Município tem procurado fazer através da dinamização do Pacto do Porto para o Clima. “O Porto quer ser a cidade líder da ação climática a nível nacional”, garante o presidente.

Lembrando como “os efeitos das atuais alterações climáticas são cada vez mais evidentes”, em consequência “do modelo económico e do estilo de vida adotados, sobretudo, pelos países mais desenvolvidos”, Rui Moreira acredita, no entanto, que “ainda vamos a tempo de as travar”. Mas, reforça, “precisamos de agir depressa, coletivamente e com base na ciência, tecnologia e inovação”.

E é aqui que “as cidades têm um papel crucial a desempenhar”. “Das políticas de promoção da sustentabilidade desenvolvidas nas cidades depende, em grande medida, a eficácia do combate global às alterações climáticas”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.

Nas palavras do autarca, “sem cidades sustentáveis a Humanidade não conseguirá travar o aquecimento do globo e os seus devastadores efeitos”. "O planeta resistirá sempre. Temos é que ser capazes de ter um planeta onde a Humanidade possa viver", concluiu.

O comportamento de todos na subida do nível do mar

Diretor do Centro Tyndall e professor de Adaptação Climática, Robert J. Nicholls assumiu o papel de primeiro orador convidado da Cidade Azul e partilhou com todos os presentes os "Riscos e adaptação em cidades costeiras: desafios na era das alterações climáticas". O especialistas trouxe ao Super Bock - Pavilhão Rosa Mota a ciência, as estatísticas e toda a matemática que permitirá à Humanidade mitigar o rumo dos acontecimentos.

"Se vocês vivem no Porto, os vossos filhos e netos vão assistir a uma tremenda subida do nível do mar e isso é algo que depende do nosso comportamento", sublinhou Richard J. Nicholls, lembrando a necessidade de "pensar nisso quando fazemos planos para o futuro" porque o fenómeno, acrescenta, "terá efeitos extremos, mas também os terá no dia-a-dia".

Porto, cidade de exemplos sustentáveis

Rui Moreira volta a participar na conferência, coorganizada pelo jornal Público e pela Câmara do Porto, ao final do dia para fazer parte do debate sobre as políticas de sustentabilidade, ao lado do prefeito de Niterói, Axel Schmidt, e do alcaide de Vigo, Abel Caballero.

Promovida para medir, avaliar soluções, encontrar as perguntas e as respostas, para melhor decidir, a Cidade Azul vai contar, ainda, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento.

Durante o dia de ontem, quinta-feira, foi, ainda, promovida uma tour pela cidade, com paragem no Parque Central da Asprela, na ilha de compostagem em Paranhos e na Águas e Energia do Porto, e diversos workshops em temas como a economia circular, o plástico, a mobilidade, a moda, os animais ou o desperdício alimentar.