Sociedade

Cidade acolheu Fórum Regional da Segurança Social para a Europa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Organizado pela International Social Security Association (ISSA), a convite da Direção Geral da Segurança Social, do Instituto da Segurança Social e do Instituto de Informática, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi palco, na semana passada, do Fórum Regional da Segurança Social para a Europa.

Durante três dias, líderes e gestores seniores de instituições membros da ISSA, tais como ministros, decisores políticos, especialistas e representantes de organizações internacionais e regionais, como a Organização Internacional o Trabalho (OIT), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Comissão Europeia (CE), debateram e trocaram pontos de vista sobre o setor.

Ao todo, mais de 500 participantes, de diferentes nacionalidades, marcaram presença nesta oportunidade única de partilha de conhecimentos, aprendizagem e networking.

Porto ligado ao Mundo

Na sessão de abertura, usou da palavra o vereador da Coesão Social da Câmara do Porto. Fernando Paulo destacou que "o Porto é uma cidade cheia de orgulho no seu património: o património edificado e a sua arquitetura, o património empreendedor e o património humano, o mais importante, guardião da nossa verdadeira identidade. Mas é, também, uma cidade liberal, aberta e democrática".

"Mas também queremos que o Porto se afirme como uma cidade que pense, que inove e que se ligue às cidades mais próximas e ao Mundo. Nunca esquecendo a importância da criação de saber e de conhecimento, que nos permitirá criar inovação, transformando-a em negócios, em qualidade de vida para todas as pessoas", acrescentou.

O responsável político sublinhou, ainda, que a Coesão Social é um dos três grandes pilares da estratégia de desenvolvimento da cidade, juntamente com a Cultura e a Economia. "O Município conhece bem as vulnerabilidades do tecido social do Porto e tem vindo a encontrar respostas mais eficientes, integradas e participadas para essas mesmas vulnerabilidades", referiu.

Para além de Fernando Paulo discursaram o secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino, o diretor-geral da Segurança Social, António Santos Luiz, e o presidente da Associação Internacional da Segurança Social, Mohammed Azman.

Recorde-se que o Porto tem sido palco de grandes acontecimentos na área social, com destaque para a Cimeira Social do Porto, em 2021, e que deu lugar ao Compromisso Social do Porto, onde os parceiros subscreveram três grandes objetivos para 2030, definidos no Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Em 2023, teve lugar o Fórum Social do Porto com o objetivo de reafirmar o papel da Europa Social e dar continuidade aos compromissos assumidos na cimeira.