Sociedade

Cidade acolhe filmagens de novo filme de Bollywood

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto foi uma das cidades escolhidas para a rodagem do filme “Jailed”, uma produção de Bollywood da All Around the Globe, cujo investimento estimado para produção ascende aos 200 mil euros. As filmagens decorrem entre 29 e 31 de agosto, de terça e quinta-feira, com o apoio logístico da Filmaporto — film commission. A rodagem integra uma equipa de 85 técnicos, entre os quais vários profissionais da cidade.

Realizado por Vishnu Vardhan — vencedor, em 2022, dos prémios IIFA (International Indian Film Academy) e Filmfare com “Shershaah” —, este drama de ação é protagonizado por Akash Murali e Aditi Shankar. A narrativa acompanha uma jovem, que se muda para Portugal para estudar na Universidade de Coimbra, mas é presa injustamente, e do seu namorado, que viaja da Índia para provar a inocência da estudante.

No Porto, serão filmadas cenas de exteriores em ruas e locais emblemáticos da cidade, como a Avenida dos Aliados, a Rua dos Clérigos ou Rua das Flores. Já amanhã, dia 29 de agosto, será a Rua de 31 de Janeiro o palco das gravações, entre as 9 e as 18 horas. O acesso aos estabelecimentos comerciais estará assegurado e não foi necessário considerar condicionamentos de trânsito, uma vez que a rua já está cortada à circulação automóvel devido às obras da Metro do Porto.

Nos dias 30 e 31 de agosto, as filmagens prosseguem na Ribeira, numa zona delimitada, em horário noturno.

O filme, uma produção da indiana XB Film Creators, terá estreia ainda este ano no mercado asiático.

Esta não é a primeira vez que a Invicta é palco para a rodagem de longas-metragens de Bollywood, a capital do cinema de origem indiana. Em setembro de 2017, estreava “Paisa Vasool”, um filme de ação indiano com cenas gravadas em pleno Centro Histórico do Porto. Um ano depois, em 2018, uma nova produção filmava na cidade: War.