Sociedade

“Cidade aberta a todos” hasteia bandeira LGBTI

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Numa ação simbólica que assinala o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a Câmara do Porto associou-se à Porto Pride e juntas elevaram as cores do arco-íris, símbolo LGBTI, na Praça do General Humberto Delgado.

Sublinhando a “grande simbologia” do momento, o presidente da Câmara do Porto acredita que as questões relacionadas com a comunidade LGBTI são, essencialmente, “uma questão de tolerância".

Em entrevista ao Porto Canal depois do hastear da bandeira arco-íris, Rui Moreira reforçou como é “muito importante que as instituições – e a câmara em particular – se associem”. “É um assunto que tem a ver com direitos humanos, com liberdades, e também com a forma como a cidade é uma cidade aberta a todos”, considera o presidente do Município do Porto.

Da parte da organização da iniciativa, Diogo Vieira da Silva enalteceu a associação da autarquia e referiu, ainda, que a presença das várias forças políticas no momento é prova de um “diálogo aberto e sincero sobre como podemos fazer uma cidade para todos e de todos”.

“Estamos a demonstrar que as pessoas gays, lésbicas, bissexuais, trans, intersexo, não só as que visitam a cidade, mas as que vivem no Porto, são bem-vindas e são parte da cidade”, acredita.

O pedido que chegou à Câmara do Porto, da parte da Porto Pride, da organização do LGBT+ Music Festival, da Associação Plano i e da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, afirmou Rui Moreira em reunião de Executivo, “foi se nós autorizávamos a montagem de um mastro. Nós dissemos que não só autorizávamos, como colocávamos nós o mastro”.

E assim, neste Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, o Porto veste com as cores do arco-íris contribuindo para aumentar a consciencialização sobre a violência, discriminação e repressão de comunidades LGBTI+ em todo o mundo.