Ambiente

Cidadãos devem estar no centro das políticas ambientais para o Fórum do Ambiente do Eurocities

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardins_palacio_cristal.jpg

Filipa Brito

A cidade francesa de Grenoble, capital verde europeia de 2022, foi a anfitriã da reunião magna do Fórum do Ambiente do Eurocities, uma organização a que o Porto preside desde o final de 2018.

O encontro, que decorreu de 6 a 8 de abril, reuniu cerca de 200 participantes, entre especialistas e decisores políticos de várias cidades europeias, que, durante três dias, apresentaram propostas e partilharam boas práticas do foro ambiental.

Entre as principais temáticas abordadas estiveram matérias como áreas verdes e biodiversidade, água, resíduos, ruído, alterações climáticas e eficiência energética e qualidade do ar.

Os grupos de trabalho centraram a sua atenção no papel da mudança de comportamentos para a melhoria do planeta, especialmente na forma como as cidades se têm posicionado na vanguarda da transição climática, seja no âmbito de normas coletivas ou de ações individuais.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e presidente do Fórum Ambiente do Eurocities, considera que o balanço do encontro é extremamente positivo, pois o facto de ser presencial permitiu “retomar alguma normalidade”.

Quanto às temáticas abordadas, o responsável político destaca que se enquadram “perfeitamente na visão que estamos a desenvolver com o Pacto do Porto para o Clima, especialmente no envolvimento dos diversos stakeholders da cidade, desde os cidadãos, da academia, das organizações e das empresas, rumo à neutralidade carbónica”.

Para além dos diversos decisores políticos de algumas das maiores cidades europeias, foram promovidos encontros a nível mais técnico, que colocam em cooperação os serviços municipais autárquicos.

À margem das temáticas em análise, os participantes enviaram uma mensagem de solidariedade para com todos os ucranianos e respetivos representantes políticos devido à invasão do território ucraniano pela Rússia.

Recorde-se que o Porto organizou a última edição deste encontro, juntamente com Guimarães, em formato online devido à situação pandémica.

O Porto é membro da rede Eurocities desde 1990, tendo sido anfitrião de vários encontros desta estrutura.