Cultura

Ciclo Warm Up marca a retoma cultural na cidade através da música e da palavra

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

São seis fins de semana de programação musical que antecipam e antecedem a Feira do Livro do Porto. Esta sexta-feira, Dia Mundial do Livro, a Câmara do Porto apresentou o ciclo “Warm Up” que decorre de 16 de julho e 22 de agosto nos jardins do Palácio de Cristal e nos jardins da Casa Tait.

A programação, que antecede a abertura da Feira do Livro, marca a retoma das iniciativas culturais na cidade e, através da palavra e da música, permite acolher festivais e atividades que não se puderam realizar no atual contexto pandémico.

“Começámos a imaginar o que seria o verão e a pensar nas pessoas que vão ficar por cá, seja por razões económicas, seja porque não querem viajar, seja porque ainda não sabemos como é que vai ser o verão em termos de pandemia”, referiu o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, aos jornalistas, no final da apresentação que decorreu, esta manhã, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

“Pensámos que esta programação podia ser antecipada, trazendo para os Jardins do Palácio, mas também para a Casa Tait, que queremos muito que as pessoas descubram, um conjunto de atividades ligadas a produtores da cidade, muitas delas já conhecidas, mas com uma coerência diferente e permitindo a fruição da cultura num espaço que tem condições, a nossa ver, extraordinárias”, explicou Rui Moreira.

O presidente da autarquia portuense sublinhou, também, que a realização deste evento constitui um apoio do Município às estruturas culturais e artistas da cidade “ que têm sido muito fustigados durante todo este tempo”.

A apresentação do “Warm Up” esteve a cargo do coordenador da programação da Feira do Livro deste ano e também diretor do Museu da Cidade, Nuno Faria, que explicou que a ideia da iniciativa é lançar a programação de verão na cidade, rumo a uma a Feira do Livro que se realiza “uma vez mais enquanto símbolo de abertura e de renovação espiritual, junto dos livros e daqueles que os escrevem e editam”.

Seis fins de semana de música e palavra distribuídas por quatro palcos

O ciclo “Warm Up” vai percorrer diversas sonoridades que vão desde o Jazz ao Blues, passando pelas músicas do mundo, a spoken word e a música de dança.

O primeiro fim de semana, dias 16, 17, e 18 julho, é dedicado à Spoken Word, com espetáculos na Casa do Roseiral, Concha Acústica e Lago dos Cavalinhos. Durante os três dias, vão subir ao palco os Mao-Mao, Nómada Urbe, A Flor do Lácio e Rui Reininho.

A 23, 24 e 25 de julho regressa o Festival Porta-Jazz numa versão ao ar livre, organizado, como é habitual, pela Associação Porta-Jazz. Estão previstos 14 concertos e o envolvimento de um total de cerca de 60 músicos. A programação será posteriormente apresentada.

No terceiro fim de semana, acontece o Porto Blues Fest, um festival de blues que traz para os jardins do Palácio os sabores, cheiros e sons de New Orleans. Para já, estão confirmados, a 31 julho, Budda Power Blues e Maria João que vão apresentar o novo álbum, cujo lançamento está marcado para o próximo mês de junho: “Blues Experience 2”.

A 7 e 8 de agosto, o Museu da Cidade e a Casa Tait recebem o Elétrico, com dois dias de música eletrónica a cargo de produtores e DJ nacionais, mantendo a energia e o caráter deste festival único. Encontram-se confirmadas as presenças de: Rui Vargas, Pedro Tenreiro, Alex Fx, Diana Oliveira, Helena Guedes, Rui Trintaeum, Serginho e Xinobi.

O quinto fim de semana de Warm Up propõe uma viagem, sem sair da Casa do Roseiral, por diversas latitudes, com as Músicas do Mundo, numa antecipação do Festival WOMEX - The World Music Expo, um dos maiores e mais reconhecidos eventos da indústria musical a nível mundial, com mais de 26 anos de história, previsto acontecer no Porto em outubro próximo.

Do alinhamento fazem parte Lina & Raül Refree, os mais recentes vencedores do novo Prémio Carlos do Carmo, Cremilda Medina, Luís Peixoto e os Holy Nothing & Angelo B.

Para finalizar este ciclo, a 21 e 22 agosto, a proposta passa por um Piquenique Dançante Sobre a Relva, a realizar nos jardins da Casa Tait. A iniciativa abre a possibilidade do convívio à volta de uma toalha, onde se partilha comida, conversa e música.

Feira do Livro do Porto está de regresso a 27 de agosto e presta homenagem a Júlio Dinis

A Feira do Livro volta a abrir portas a 27 de agosto e encerra a 12 de setembro, ainda sob o clima de restrições sanitárias que marcou a edição do ano passado.

Nos 150 anos da morte de Júlio Dinis, o certame cultural homenageia o autor que faleceu exatamente a 12 de setembro e quer pensar a persistência do romantismo. Esta edição tem como tema "Herborizar", cujo mote conceptual é idealizado com base no herbário que Júlio Dinis montou na Ilha da Madeira, quando tentava curar-se da tuberculose de que veio a falecer.

A edição deste ano vai ter este ano duas novas extensões, uma na Quinta da Macieirinha com a reabertura da extensão do Romantismo do Museu da Cidade, e outra na recém-criada Biblioteca Popular de Pedro Ivo, na Praça do Marquês.

As inscrições para participação abrem a 17 de maio.