Educação

Ciclo de workshops online sobre abordagens pedagógicas para a comunidade educativa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_conferencia_workshop_online_01.jpg

Filipa Brito

Está a decorrer até maio, em formato online, um ciclo de workshops dirigido aos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e da Componente de Apoio à Família das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da cidade do Porto.

A iniciativa surge com o objetivo de reforçar uma educação de qualidade, e resulta da parceria entre a Câmara do Porto, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Manuel Leão.

Neste ciclo de workshops, dirigido aos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e da Componente de Apoio à Família dos estabelecimentos escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Porto, serão debatidas abordagens pedagógicas inovadoras e práticas diferenciadoras na aprendizagem.

Com participação gratuita, este ciclo de workshops, que decorrerá em formato online, de janeiro a maio, está organizado em oito módulos, com enfoque em áreas temáticas distintas como a cultura organizacional, a gestão da indisciplina, a educação inclusiva, o bullying, a leitura e escrita criativa, a gestão das emoções, as estratégias de aprendizagem e autorregulação e a psicologia positiva.

Esta oferta formativa, dinamizada através da Direção Municipal de Educação e integrada no programa Porto de Atividades – Projeto de Apoio ao Estudo, destina-se a técnicos que diariamente estão presentes nas escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no Apoio ao Estudo e nas Atividades de Enriquecimento Curricular.

Com este roteiro formativo especializado, o município pretende contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, incentivando a articulação de novas abordagens pedagógicas com o potencial das práticas diferenciadoras na aprendizagem. Estes momentos de partilha e reflexão inscrevem-se numa estratégia de trabalho colaborativo, estruturador de uma cultura organizacional assente na criatividade, inovação e melhoria contínua.