Cultura

Ciclo de conversas “Sete Pecados à Tardinha” aborda um pecado por mês na BMAG

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_biblioteca_municipal_almeida_garrett_janeiro.JPG

Filipa Brito

Na última quarta-feira dos meses de outubro, novembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio, sempre às 18h, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai ser palco para um atravessamento de ideias, experiências e opiniões.

O ciclo de conversas “Sete Pecados à Tardinha”, nascido da vontade de criar um espaço de discussão multidisciplinar e informal em torno do conceito de “pecado”, pretende explorar as suas dimensões simbólicas, históricas, religiosas, culturais, científicas e sociais.

Partindo dos sete pecados mortais, tais como foram fixados por Tomás de Aquino na sua Summa Theologica – Ira, Avareza, Gula, Luxúria, Preguiça, Soberba e Inveja – o ciclo promoverá uma conversa sobre cada um destes pecados, com a participação de artistas, autores, cientistas, desportistas e outras personagens de relevo na sociedade portuguesa que possam contribuir com um ponto de vista único, informado e enriquecedor para o debate.

Os dois primeiros convidados para a conversa a decorrer no dia 26 de outubro são Carlos Tê e Maria do Rosário Pedreira.

“Mais do que respostas vamos atrás das perguntas, com a ajuda de convidados e a participação do público. Que pecados substituem na nossa sociedade no séc. XXI? A quais atribuímos maior importância e quais fomos deixando cair? O que dizem de nós? Serão virtudes levadas ao excesso?”, questiona o programador Nuno Camarneiro, escritor e docente universitário que será o responsável pela moderação das conversas.

Cada conversa será precedida de uma breve introdução artística ou performática alusiva ao tema que permita lançar a discussão. As sessões terão a participação de dois convidados e a duração de 90 minutos, aos quais se seguirá um espaço reservado a perguntas do público.

O ciclo de conversas “Sete Pecados à Tardinha” nasceu da vontade de criar um espaço de discussão multidisciplinar e informal em torno do conceito de “pecado”, explorando as suas dimensões simbólicas, históricas, religiosas, culturais, científicas e sociais.