Sociedade

Ciclo de conversas reflete sobre o papel e desafios para a saúde mental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A terceira sessão do ciclo "Uma hora à conversa com…" teve como protagonista Filipa Palha, professora auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, que abordou o tema "Pensar com responsabilidade os desafios da saúde mental".

A sessão, que teve lugar no Batalha Centro de Cinema, contou com moderação do vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo, que justificou a escolha do tema "pela importância de que se reveste uma ação mais próxima e cooperante entre as organizações sociais e de saúde para promover melhores respostas e resultados para os cidadãos".

Fernando Paulo destacou a personalidade da convidada, "mulher, psicóloga clínica, professora, investigadora, associativista, cidadã consciente, irreverente, uma voz crítica em defesa do bem-estar das pessoas e uma lutadora em prol de criação de respostas que possam prevenir, tratar e cuidar das pessoas para lhes garantir uma mais feliz vida".

Filipa Palha apresentou a visão que defende para a saúde mental, o lugar que deve ocupar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a equidade e o acesso aos serviços, bem como as abordagens e estratégias a utilizar no combate ao estigma na busca por ajuda e adesão a tratamento e promoção/inclusão de pessoas com transtornos mentais.

Presidente da Portugal Inovação Social é o próximo convidado

O ciclo "Uma hora à conversa com…" desenrola-se no âmbito da execução do Plano de Ação da Rede Social do Porto e compreende sete sessões, de janeiro a julho. As sessões decorrem no Batalha Centro de Cinema e versam questões abrangentes e transversais em domínios de intervenção social prioritários.

A próxima sessão deste ciclo terá lugar no dia 10 de abril, às 18 horas, no mesmo local, e terá como convidado Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, que abordará o tema "Inovação, Liberdade e Desenvolvimento".