Sociedade

Ciclo de conversas reflete sobre o papel da intervenção social na saúde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A segunda sessão do ciclo “Uma hora à conversa com…” teve como protagonista Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública do Porto – ISPUP para falar sobre “Intervenção Social e em Saúde – Que articulação?”.

A sessão, que teve lugar no Cinema Batalha, contou com moderação do vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo, que justificou a escolha do tema “pela importância de que se reveste uma ação mais próxima e cooperante entre as organizações sociais e de saúde para promover melhores respostas e resultados para os cidadãos e para a necessidade de uma cooperação interministerial que resulte em políticas públicas que contribuam para intervenções sociais e de saúde ajustadas aos diversos perfis”.

Fernando Paulo destacou alguns exemplos de parcerias bem-sucedidas na cidade, ao nível da Rede Social e do NPISA Porto e alertou que “é necessário um maior investimento da parte do Governo ao nível da saúde mental e das dependências nas diversas modalidades, quer ao nível de prevenção, do tratamento e de cuidados continuados”.

Por sua vez, Henrique Barros apresentou a visão que defende sobre a forma como os cuidados de saúde devem evoluir para se tornarem mais resilientes e próximos do cidadão; abordou os diversos determinantes sociais da saúde que considera fundamentais e que mais influenciam as comunidades, nomeadamente a importância da escolaridade e da educação e de como, historicamente, foram determinantes na melhoria da qualidade dos serviços.

O presidente do ISPUP referiu, também, que considera essencial colocar a ciência e a inovação de forma central no serviço público. “As sociedades mais democráticas são mais igualitárias e têm melhor saúde. É na política que tem de tomar as decisões que vão influenciar e transformar a sociedade”, sublinhou.

O responsável alertou, também, para a necessidade de se investir mais na acessibilidade aos serviços de saúde mental, saúde oral e de nutrição, bem como uma maior aposta ao nível das dependências.

O ciclo “Uma hora à conversa com…” desenrola-se no âmbito da execução do Plano de Ação da Rede Social do Porto e compreende com sete sessões, de janeiro a julho de 2024. As sessões decorrem no Cinema Batalha e versam questões abrangentes e transversais em domínios de intervenção social prioritários.

A próxima sessão acontece no dia 13 de março, às 18 horas, no Batalha Centro de Cinema e terá como convidada Filipa Palha, professora auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, que abordará o tema “Pensar com responsabilidade os desafios da saúde mental”.