Ambiente

Ciclo de Conversas quer inspirar e acelerar neutralidade carbónica na cidade até 2030

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Ribeira.jpg

Miguel Nogueira

O Município vai lançar um Ciclo de Conversas que pretende inspirar e dinamizar a implementação de projetos que permitirão ao Porto alcançar a neutralidade carbónica já em 2030. As sessões vão acontecer durante 10 semanas, entre 4 de maio e 20 de julho, sempre às 18h00, no Porto Innovation Hub, e irão debruçar-se sobre os temas mais prementes, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima. A primeira está marcada para o dia 4 de maio.

O arranque do ciclo conta com uma sessão de abertura, também no dia 4, na qual Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, irá contextualizar as grandes prioridades para a cidade neste âmbito. "Vamos abordar temáticas fundamentais, desde a transição energética à mobilidade sustentável, passando pela descarbonização da construção e formas de financiamento. Trataremos, também, de soluções mais inovadoras e de vanguarda, como o sequestro de carbono, a circularidade do sistema alimentar ou as soluções de base natural, envolvendo sempre parceiros e a sociedade civil num objetivo comum a todos", explicou Filipe Araújo.

“Energia descentralizada e limpa” é o tema do primeiro debate

Na próxima quinta-feira, a discussão estará centrada na temática da Energia, nomeadamente na forma como a produção de energia limpa e descentralizada contribui, significativamente, para a descarbonização das cidades, proporcionando inegáveis benefícios ambientais. Serão abordados os impactos positivos associados, as vantagens económicas e sociais, uma vez que a mudança contribui, diretamente, para a diminuição da pobreza energética e promove uma transição energética integrada e justa no território. Recorde-se que, entre as várias fontes alternativas de energia, Portugal possui condições ímpares para uma aposta cada vez maior na energia solar, dado ser um dos países europeus com maior exposição solar.

No arranque da iniciativa serão abordados alguns dos temas considerados mais relevantes na área, entre eles a importância da criação de Comunidades de Energia Renovável, a produção energética para autoconsumo, os modelos de negócio associados à geração de energia descentralizada e renovável e as ambições de vários parceiros do Pacto do Porto para o Clima, nesta matéria. O painel de oradores é constituído por Jorge Sousa, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário de São João, João Peças Lopes, professor catedrático da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto, e Carlos Sampaio, CEO da Elergone Energia. A moderação cabe a Rui Pimenta, administrador da Agência de Energia do Porto.

As inscrições são gratuitas, limitadas aos lugares disponíveis. Reservas feitas online.

Programação

Sessão #1 | 04 de maio: Energia descentralizada e limpa
Sessão #2 | 11 de maio: Mobilidade sustentável
Sessão #3 | 18 de maio: Descarbonização da construção
Sessão #4 | 01 de junho: A circularidade do sistema alimentar
Sessão #5 | 15 de junho: O envolvimento da comunidade
Sessão #6 | 22 de junho: O sequestro de carbono
Sessão #7 | 29 de junho: Os desafios de uma transição justa
Sessão #8 | 06 de julho: A importância dos dados
Sessão #9 | 13 de julho: Financiamento
Sessão #10 | 20 de julho: Soluções de base natural