Cultura

Ciclo de conversas à noite cruza visões e argumentos sobre saúde e cinema

  • Notícia

    Notícia

#mno_biografia_GNR_19.jpg

Miguel Nogueira

O médico Agostinho Marques e o músico Rui Reininho abrem hoje, na Casa das Artes, a nova temporada do ciclo de encontros sobre saúde e cinema, promovido pelo Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João.

O ciclo "Conversas à noite: visões e argumentos sobre saúde e cinema" vai ter lugar sempre à terça-feira, com início às 21,30 horas. Serão três conversas dedicadas aos temas "Dependências", "Moda" e "Sexualidade", cada qual com diferentes convidados que, mercê das suas diferentes sensibilidades, são desafiados a partilhar com o público as suas visões e argumentos sobre cada filme.

A sessão de hoje - "Dependências" - junta Agostinho Marques, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de São João e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com o vocalista da Banda GNR, Rui Reininho, que lecionou a disciplina de Música de Cinema na Universidade Moderna de Lisboa e a disciplina de Som e Imagem na Universidade Católica do Porto.

Com acesso livre e moderação a cargo do Professor Guilherme Macedo, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João, estas conversas vão procurar discutir um conjunto variado de aspetos comportamentais e as suas implicações ao nível da saúde. "Será uma discussão mais libertária do que conservadora, pretendendo contribuir para uma informação esclarecida a partir da fruição de curtos excertos de um bem cultural de grande divulgação", aponta a organização.

O formato do evento, com duração aproximada de uma hora e meia, inclui a projeção dos trailers dos filmes selecionados que, nesta semana, são T2 Trainspotting, Leaving Las Vegas (Morrer em Las Vegas) e Cobain: Montage of Heck.

No dia 14, a "Moda" é abordada pela designer Olga Noronha e pela fisiologista Teresa Branco, constituindo oportunidade para evocar películas como Factory Girl (Factory Girl - Quando Edie Conheceu Warhol), Desert Flower (Flor do Deserto) e The Bling Ring (O Gang de Hollywood).

A terceira conversa, dedicada à "Sexualidade", decorre a 21 de novembro e envolve a investigadora e Professora de Psicologia Alexandra Oliveira e o médico psiquiatra Júlio Machado Vaz, que discutirão também os filmes Milk, Moonlight e Lovelace.

+Info