Cultura

Ciclo de concertos no Palácio de Cristal termina neste fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#fib_noites_palacio_HMB_20.JPG

Filipa Brito

O ciclo de concertos "Noites do Palácio" termina neste fim de semana com as atuações dos Blind Zero, no dia 21, e Rui Veloso, no dia 22. Ainda há bilhetes disponíveis para a noite de sexta-feira.

Durante o mês de agosto, a cidade do Porto tem vivido as noites de sexta e sábado de forma intensa e repleta de nomes sonantes do panorama musical nacional.

Já na reta final, a iniciativa municipal que visa proporcionar quatro fins de semana ininterruptos de música, com concertos esgotados, semana após semana, tem oferecido aos portuenses momentos de lazer e de animação ao ar livre.

Instalado na Praça do Rossio, em frente ao Pavilhão Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, o recinto, com uma lotação de 650 lugares, já acolheu vários nomes fortes da música portuguesa, caso de António Zambujo, Gisela João, HMB, Diogo Piçarra ou Jorge Palma.

No entanto, neste fim de semana há ainda dois concertos para assistir e, na sexta-feira, será a vez da banda portuense Blind Zero subir ao palco montado nos Jardins do Palácio.

O concerto, da banda encabeçada por Miguel Guedes, tem início marcado para as 21 horas e vai contar com três convidados virtuais, que prometem contribuir para tornar a noite ainda mais memorável: o músico escocês Jo Hamilton; o vocalista dos Moonspell, Fernando Ribeiro; e Jorge Palma, que já presenteou o público do Porto com um dos concerto do ciclo, realizado na passada semana.

Para encerrar o evento em bem, a cidade recebe, no dia seguinte, o rei do rock português, Rui Veloso, que garante terminar a iniciativa com algum do repertório mais marcante da sua carreira, como "Porto Sentido" ou "Anel de Rubi".

Tendo em conta o atual panorama, o ciclo procurou garantir todas as condições de segurança, cumprindo com as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde, no que diz respeito a eventos realizados ao ar livre.

Desta forma, no espaço que se encontra delimitado para o efeito, todos os lugares estão identificados, cumprindo o distanciamento mínimo obrigatório entre espetadores que não façam parte do mesmo agregado. Além disso, todas as entradas e saídas são compostas por circuitos próprios, devidamente sinalizados, de modo a evitar qualquer tipo de congestionamento e aglomerado de pessoas.

O evento realizado pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto, contou com a colaboração da Everything is New e da PEV Entertainment, duas das maiores produtoras nacionais do meio, num investimento municipal de 200 mil euros.

Com o intuito de apoiar o tecido cultural nacional, a iniciativa conferiu aos profissionais da área uma oportunidade de trabalho após se terem visto impedidos de exercer a sua atividade devido à pandemia.

Para o último concerto de sábado, a lotação já está esgotada, mas ainda é possível adquirir bilhetes para a noite de sexta-feira, com o concerto dos Blind Zero.

Cartaz "Noites do Palácio"

31 de julho - António Zambujo

1 de agosto - The Black Mamba

7 de agosto - HMB

8 de agosto - Gisela João

14 de agosto - Jorge Palma

15 de agosto - Diogo Piçarra

21 de agosto - Blind Zero

22 de agosto - Rui Veloso