Sociedade

Ciclo Cultural dos Cemitérios apresenta quatro propostas em maio

  • Notícia

    Notícia

#fib_cemiterio_agramonte_03.jpg

Quatro momentos distintos compõem, em maio, o programa do XVIII Cultural dos Cemitérios do Porto, uma iniciativa municipal. "Música no Feminino" é o tema da primeira visita do mês, já neste sábado, que leva os participantes ao Cemitério de Agramonte.

Pelas 15,30 horas, Ana Maria Liberal conduzirá a visita aos túmulos de Berta Alves de Sousa, Maria Clementina Pires de Lima, Helena de Sá e Costa, Leonilde Moreira de Sá e Costa, Alexandrina Castagnoli e Guilhermina Suggia. Ao contexto histórico junta a música pela harpista Eleonor Picas, a soprano Sara Carneiro e o violoncelista António Oliveira.

As inscrições para a visita de amanhã devem ser realizadas aqui.

No dia 12, também no Cemitério de Agramonte, decorrerá um Raid Fotográfico Noturno, para o qual foram selecionados 18 jazigos e/ou monumentos, que se encontrarão sinalizados com velas e constarão de um mapa/guia entregue no início da atividade. O percurso é livre, podendo o participante efetuar fotografias a outros jazigos/monumentos não incluídos no mapa/guia disponibilizado.

Dos monumentos a fotografar, são sugeridos os mausoléus de Adriano da Costa Ramalho e Francisco Antunes de Brito Carneiro; os jazigos em memória das vítimas o incêndio do Teatro Baquet e da atriz Emília Eduarda; os jazigos da anteriormente designada secção dos não católicos de Emil Biel, João Henrique Andresen e Jan Heinrich Andresen.

São também de especial interesse a Capela do Cemitério, os jazigos da capela dos Condes de Santiago de Lobão e de Adriano Ramos Pinto, assim como as esculturas do Conde de Ferreira, de Soares dos Reis e a Caridade de Teixeira Lopes.

Com esta proposta, os Cemitérios Municipais do Porto associam-se aos muitos amantes da fotografia, participantes assíduos dos Ciclos Culturais dos Cemitérios do Porto.

Já nos dias 19 e 26 de maio, o programa leva ao Cemitério do Prado do Repouso.

O historiador de arte Francisco Queiroz é o guia da visita do dia 19, que tem início às 21,30 horas e contempla a Capela e os jazigos de Francisco de Almada e Mendonça, com escultura de Soares dos Reis e de António Pereira Baquet, fundador do Teatro Baquet, cujo incêndio ocorreu há 130 anos. Abrange também os monumentos aos Mártires da Pátria e em memória das vítimas da Revolta Republicana de 31 de Janeiro de 1891 ou o jazigo do benemérito José Plácido Campeam, entre outros.

Por último, a visita de 26 de maio, pelas 15,30 horas, é conduzida por Ana Maria Liberal. Com o título "Músicos do séc. XX portuense", leva a conhecer Hernâni Torres, Aureliano da Fonseca, Pedro Osório, Maria Adelaide de Freitas Gonçalves, Vergílio Pereira e António Arroyo, contando com a participação de António Oliveira (violoncelo), Maria Kagan (violino) e Sara Carneiro (soprano).