Desporto

Ciclismo regressa às escolas para colocar mais alunos a pedalar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_ciclismo_escola_2022_11.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A partir de 6 de maio e até ao final de outubro, o programa Ciclismo para Todos regressa às escolas da cidade do Porto. O principal objetivo é ensinar os alunos do 1.º Ciclo a andarem de bicicleta e promover um estilo de vida saudável, ao mesmo tempo que procura combater o sedentarismo e a obesidade e incentivar para a adoção de modos de transporte mais sustentáveis.

Esta é uma parceria da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e conta, mais uma vez, com o apoio da empresa municipal Ágora.

Em 2024, e à semelhança das edições anteriores, o programa "Ciclismo vai à escola" tem previsto a realização de 40 ações e decorre em duas fases.

Uma primeira, de 6 a 31 de maio, conta com a realização de 20 "aulas" nos diferentes estabelecimentos de ensino. No segundo semestre, também estão previstas 20 ações, a decorrer de 1 a 28 de outubro. Todas as visitas decorrem entre as 15h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira.

O programa prevê ainda a formação para os professores das escolas participantes, no que respeita às componentes técnicas da bicicleta, num total de quatro horas teórico-práticas. As escolas serão selecionadas pela Direção Municipal de Educação da Câmara do Porto.