Desporto

Ciclismo está de regresso às escolas da cidade em abril e maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa educativo Ciclismo Vai à Escola regressa com duas ações de formação a docentes e 40 visitas a escolas da cidade do Porto. O objetivo consiste em divulgar os benefícios da prática desta modalidade e desenvolver as capacidades motoras e a correta utilização da bicicleta junto dos mais novos.

No ano passado, o programa decorreu em quatro agrupamentos da cidade em dois períodos distintos: entre maio e junho participaram 500 alunos e, entre outubro e novembro, foram abrangidos 650 alunos. Ciente do aumento da incidência de patologias relacionadas com a obesidade infantil e sedentarismo, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, volta a apostar nesta iniciativa.

Face ao sucesso da ação, este ano letivo será dada continuidade à formação de docentes das escolas com duas sessões creditadas. Estas formações acontecem a 27 de abril e a 2 de outubro.

No primeiro semestre, a 28 de abril e de 2 a 26 de maio, terão lugar 20 visitas às escolas básicas de Montebello, S. João de Deus, N. Sra. de Campanhã, S. Roque da Lameira, Condominhas, Pasteleira, Fonte da Moura e Ponte. No segundo semestre, as ações decorrem entre 3 e 31 de outubro. A seleção das escolas será feita pela Direção Municipal de Educação e será anunciada, brevemente. As ações do “Ciclismo Vai à Escola” substituem os períodos das Atividades de Enriquecimento Curricular.

O Ciclismo Vai à Escola é um segmento do programa nacional Ciclismo para Todos, dinamizado pela União Velocipédica Portuguesa e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude. O programa já foi implementado em 150 escolas do país e visa aumentar o número de ciclistas (de lazer e de competição) a nível nacional.