Proteção Civil

Chuva forte e agitação marítima previstas para os próximos dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_alerta_agitacao_maritima_01.jpg

Filipa Brito

A Proteção Civil Municipal informa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir desta noite, com chuva forte e agitação marítima. Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 19 horas de hoje, sendo o trânsito restabelecido logo que as condições do mar o permitam. A situação será reavaliada durante a manhã de sábado.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, entre as 21 horas de hoje e as 3 horas de amanhã, do dia 11.

Relativamente à agitação marítima, o Porto estará sob aviso amarelo, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre 9 e as 12 horas de amanhã, sexta-feira, passando a aviso laranja até às 6 horas de sábado, altura em que passará novamente para o nível amarelo.

Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar. Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos, para peões e veículos, junto da orla costeira e acessos aos molhes – Av. D. Carlos I, Av. do Brasil e Av. de Montevideu. Desaconselha, ainda, o estacionamento de viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima.

Recomenda, ainda, a desobstrução do escoamento das águas pluviais, a redução da velocidade dos veículos, o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 04/2022.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, através do número 225 073 700.