Política

Chefes de Estado europeus reunidos este sábado no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

A reunião informal do Conselho Europeu, no âmbito da Cimeira Social da União Europeia, já decorre no interior do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Rui Moreira esteve esta manhã nos Jardins do Palácio de Cristal, com António Costa, a receber os 24 chefes de Estado que estão ao Porto. Antes da chegada dos líderes europeus aproveitou para ver a estrutura montada no interior do pavilhão.

Um a um, os chefes de Estado foram chegando aos Jardins do Palácio de Cristal, na envolvente do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, palco escolhido para o segundo e último dia da agenda de trabalhos da Porto Social Summit.

Entre eles o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, além dos líderes das três instituições europeias (Ursula Von der Leyen, Charles Michel e David Sassoli), que ontem receberam das mãos de Rui Moreira as chaves da cidade, na deslocação à Câmara do Porto.

Dos 27 Estados-membros apenas estão fisicamente ausentes no Porto a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro holandês, Mark Rute, e o primeiro-ministro de Malta, Robert Abela.

Nesta manhã de sábado, o Conselho Europeu informal vai concentrar-se no tema da recuperação inclusiva, “colocando a educação e as competências no centro da ação política da UE”, assinala o organismo na sua página oficial.

Da parte da tarde, decorre a Cimeira UE-Índia, que contará com a participação remota do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, impossibilitado de vir ao Porto dada a grave situação pandémica atualmente do seu país. Os governantes atribuem a este encontro “um momento de profundo significado geopolítico”, que visa reforçar o diálogo entre estes dois tabuleiros democráticos, e ainda promover os laços comerciais.

Na sexta-feira, os líderes europeus aprovaram na Alfândega do Porto “um compromisso histórico”, que servirá como bússola para o desenvolvimento do Pilar Europeu de Direitos Sociais, com ambiciosas metas até 2030: ter pelo menos 78% da população empregada; 60% dos trabalhadores a receberem formação anualmente; e menos 15 milhões de pessoas (cinco milhões das quais crianças) em risco de pobreza e exclusão social.

A Cimeira Social do Porto é organizada no âmbito da terceira Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota estreia conferência de grande dimensão

Esta é a estreia do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota no acolhimento de grandes eventos e conferências internacionais. O equipamento municipal, que está concessionado por 20 anos, foi requalificado em 2019, depois de a Câmara do Porto ter lançado um concurso para a sua recuperação.

A versatilidade da infraestrutura, que pode receber na sua arena cerca de 8.000 pessoas, permite adaptar o pavilhão aos mais variados tipos de eventos: de espetáculos de música, a provas desportivas, passando por congressos, exposições, entre outros espetáculos. Há precisamente um ano, servia de hospital de campanha. No início de setembro, o equipamento já está reservado para o Thinking Portugal Summit, evento promovido pela Liga Portugal, que vai tornar a cidade do Porto no epicentro europeu do debate das principais temáticas do futebol profissional.

Na sua curta vida, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota já arrecadou os prémios de Melhor Obra de Engenharia e Melhor Empreendimento.

O investimento na requalificação do Pavilhão Rosa Mota, superior a 8,5 milhões de euros, foi integralmente assegurado pelo consórcio privado. Durante o período de concessão, a Câmara do Porto recebe cerca de 4 milhões de euros, tendo também a possibilidade de utilizar o espaço. No final da concessão, o equipamento regressa à gestão municipal.