Ambiente

Cerimónia no Palácio da Bolsa assinalou os 40 anos de atividade da LIPOR

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As quatro décadas de atividade da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto foram assinaladas com uma cerimónia no Palácio da Bolsa, na qual foram homenageadas diversas entidades.

O Município do Porto esteve representado pelo vice-presidente Filipe Araújo, que detém o pelouro do Ambiente e Transição Climática, e ainda pelo vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, e pelos administradores das empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto.

“Em 2022 completamos 40 anos de frutuosa atividade e estamos tão unidos como quando iniciamos esta longa caminhada, sendo a hora de celebrarmos. ‘Continuar a reinventar o amanhã’ é o lema e a mensagem que definimos para o início dos nossos próximos 40 anos”, perspetivou o presidente do conselho de administração da LIPOR, José Manuel Ribeiro.

Na sessão solene, a administração da LIPOR reconheceu quatro instituições pela importância que têm tido no apoio à entidade intermunicipal de gestão de resíduos: a ACR+, Associação das Cidades e Regiões para a Gestão Sustentável dos Resíduos; a ISWA, Associação Internacional para os Resíduos Sólidos; a CEWEP, Confederação Europeia das Centrais de Valorização Energética de Resíduos; e a GRACE, Empresas Responsáveis.

Foi também homenageado o administrador-delegado da LIPOR, Fernando Leite.

A LIPOR gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.