Ambiente

Centro para a Transição Energética do Porto quer ajudar a acelerar neutralidade carbónica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está de portas abertas nas instalações do Porto Innovation Hub o quarto pilar do Acelerador para a Transição Energética do Porto. O novo centro, que atua em sintonia com a promoção do desenvolvimento de soluções de tecnologia em áreas como a produção descentralizada, a mobilidade elétrica e a iluminação pública, quer envolver parceiros e sociedade na sensibilização para a importância da transição energética no combate às alterações climáticas.

Nascido de uma parceria entre o Município do Porto, a E-REDES e a Agência de Energia do Porto, depois de um memorado de entendimento assinado em 2020, o espaço surge para mostrar as tecnologias desenvolvidas no acelerador sob o chapéu de um futuro digital, que se constrói através da transição energética, e de cidades, casas e redes inteligentes.

Ao mesmo tempo que promove a inovação no setor elétrico, o novo centro “pretende ser um espaço de partilha de conhecimento e um catalisador de boas práticas”. Com o cidadão no papel central de agente ativo na transição energética, ali confluem os contributos de instituições do meio científico, académico e empresarial.

Entre os objetivos está a disponibilização de um local onde informação e pedagogia sobre a evolução das redes e das cidades inteligentes a toda a sociedade, procurando explicar os desafios existentes e apresentar as soluções desenvolvidas pelas três entidades promotoras do projeto em áreas como a produção descentralizada, a otimização do carregamento para a mobilidade elétrica e a iluminação pública.

Em visita ao centro no Porto Innovation Hub, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o vice-presidente com os pelouros da Inovação e do Ambiente, Filipe Araújo, foram acompanhados pelo administrador da E-Redes, João Martins de Carvalho, pelo diretor da Agência de Energia do Porto, e pelo gestor do projeto do Acelerador para a Transição Energética do Porto, Ricardo Jorge Santos.