Sociedade

Centro Materno Infantil do Norte volta a ser o mais escolhido para a realização de partos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_costa_cmnin_12.jpg

Miguel Nogueira / Arquivo

O Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) voltou a ser, em 2021, o local onde se realizaram mais partos em Portugal. Ao todo foram 3.068 os partos efetuados na instituição instalada no Porto.

Já em 2019, o CMIN tinha sido o sítio de maior número de nascimento no país, o que aconteceu pela primeira vez a Norte. "É muito bom, porque expressa a massa crítica, que dá uma grande dimensão satisfatória desta estrutura. É nestas alturas que se vê o retorno do investimento público que aqui foi feito", afirmou ao Jornal de Notícias o diretor do CMIN, Caldas Afonso.

O serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Centro é apoiado diariamente por seis médicos, tem uma capacidade de 38 camas, fazendo-se, em média, 10 a 12 partos por dia. “O que contribui muito para que o CMIN seja a primeira opção de muitas grávidas é o programa de acompanhamento da família", reconhece Caldas Afonso.

E acrescenta: “É importante que este seja um local de satisfação e de segurança. E a nível das condições das instalações estamos iguais ou superiores a muitos hospitais privados".

O Centro Materno Infantil prepara-se, conjuntamente com um consórcio europeu, para ter um novo sistema organizativo e que passa, por exemplo, entre outras medidas, pela grávida passar a ter um acompanhante personalizado - que tanto pode ser um enfermeiro, um obstetra, uma psicóloga, uma nutricionista ou até uma assistente social -, sempre que se desloque ao CMIN. O novo modelo deverá entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano.

O CMIN integra o Centro Hospitalar Universitário do Porto (que inclui também o Santo António), que, em 2021, bateu o recorde de cirurgias: 41.301, ou seja, cerca de 115 por dia.