Urbanismo

Centro Histórico é Património Mundial há 25 anos e apresenta projeto de novo plano de gestão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_centro_historico_porto_11.JPG

Filipa Brito

Assinalam-se hoje os 25 anos da inscrição do Centro Histórico do Porto na lista de Património Mundial da UNESCO. A efeméride é celebrada na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, às 18 horas, com uma sessão comemorativa na Casa do Infante, na qual será apresentado o projeto para o novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar.

Foi há um quarto de século que a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu o Centro Histórico do Porto na lista de Património Mundial. A data comemora-se neste domingo, e será assinalada na próxima quinta-feira, às 18 horas, com a apresentação do próximo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto.

Uma das medidas inscritas no documento desenvolvido pela empresa municipal Porto Vivo, SRU é a continuidade na reabilitação do edificado. Note-se, a este propósito, que entre 2010 e 2021 foram reabilitados 786 edifícios na área geográfica compreendida no Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar.

A atração de novos residentes e fixação da população; a integração metropolitana; a promoção de uma relação equilibrada entre o investimento e o turismo; ou o comércio ativo e dinâmico com turistas e residentes são outros dos aspetos contemplados.

A apresentação do projeto para o novo Plano de Gestão e Sustentabilidade vai decorrer na quinta-feira, dia 9 de dezembro, na Casa do Infante. A sessão é de entrada livre, limitada à lotação da sala.

O documento visa a implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, com o envolvimento ativo de diferentes agentes do tecido social, incluindo residentes e visitantes do Centro Histórico, personalidades do meio académico e artístico e diferentes instituições públicas e privadas.

Assente em quatro eixos estratégicos (Património; População, Habitação e Comunidades; Economia; Ambiente e Mobilidade), o projeto resulta de um trabalho metodologicamente suportado por uma equipa pluridisciplinar da Universidade do Porto e apoiado na parceria AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial.

Liderado pelo Porto, este consórcio integra outras quatro cidades europeias cujos centros históricos estão inscritos na lista de proteção do Património Mundial: Santiago de Compostela, Bordéus, Florença e Edimburgo. A parceria AtlaS.WH foi cofinanciada pelo programa lnterreg Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.