Urbanismo

Centro Histórico do Porto celebrado de 25 a 31 de março em semana repleta de iniciativas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ribeira_01.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto celebra o seu Centro Histórico na última semana deste mês, de 25 a 31 de março, com um conjunto de atividades que traduzem o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido colaborativamente com diferentes agentes sociais. O programa culmina com a apresentação do Plano de Gestão e Sustentabilidade para o Centro Histórico do Porto.

Com o mote "Gostava que estivesses aqui!... no Porto Património Mundial", a semana dedicada ao Centro Histórico do Porto, organizada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, arranca no dia 25 de março (próxima quinta-feira), com a inauguração da exposição "lnterweaving", assinada por Patrícia Brito, uma emergente artista portuense que explora um lado disruptivo do legado tradicional do têxtil.

Esta instalação representa a "consciencialização do papel coletivo e individual dos cidadãos no espaço comum que é a cidade”, em que a conjugação e união de diferentes tecidos, a expressão de elementos gráficos e simbólicos evocam, metaforicamente, memórias coletivas, refere a artista.

A peça será exibida na fachada das instalações da Porto Vivo, SRU, na Rua de Mouzinho da Silveira, e combina igualmente um vídeo assinado por André Tentúgal, que espelha a parceria estabelecida entre as cinco cidades que integram o projeto AtlaS.WH - Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial, que espoletou a celebração local desta semana. Além do Porto, integram esta rede europeia as cidades de Florença, Bordéus, Edimburgo e Santiago de Compostela.

No dia 25 de março será igualmente lançada a ação "Da Sé à Ribeira", uma visita virtual guiada pelo Centro Histórico do Porto, a 360 graus, e que convida toda a comunidade a voltar a espantar-se, a um encontro da (re)descoberta da cidade.

Para o dia 28 de março está marcado o lançamento do livro "Gostaria que estivesses aqui!", editado pelo Museu da Cidade, resultado de uma iniciativa promovida em conjunto com vários estabelecimentos de ensino do Porto, numa sinergia entre professores, familiares e alunos, que decorreu durante o letivo de 2019/20.

A semana encerra com a apresentação, em formato webinar, das linhas mestres do próximo Plano de Gestão e Sustentabilidade do "Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar", em que será enquadrado o resultado do inquérito à comunidade, realizado em colaboração com a Câmara do Porto e a Porto Vivo, SRU.

O webinar "Gostaria que estivesses aqui... a pensar no Centro Histórico do Porto" tem lugar no dia 31 de março, com início às 9,30 horas, sendo de participação livre, mediante inscrição. Contará com as intervenções dos vereadores Pedro Baganha e Ricardo Valente, da administradora da SRU, Raquel Maia, do arquiteto Rui Loza, que dirige o Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto), entre outras personalidades que são parte integrante do trabalho colaborativo em torno do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto.

A elaboração do plano, que irá resultar na implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, partiu de uma construção comum, com a participação ativa de diferentes agentes do tecido social, nos quais se integram artistas portuenses, residentes do Centro Histórico, personalidades do meio académico, diferentes instituições públicas e privadas, bem como visitantes e outros residentes.

O trabalho baseou-se, ainda, num intercâmbio de conhecimento e análise de desafios comuns, assente numa parceria entre as cidades atlânticas que integram o projeto AtlaS.WH, cofinanciado pelo programa lnterreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.