Proteção Civil

Centro Gestão Integrado

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Miguel Nogueira

Inaugurado
em Junho deste ano, o Centro de Gestão Integrado (CGI) voltou a demonstrar as
suas mais-valias durante eventos de grande envergadura, como a D´Bandada, e em
casos de situações climatéricas adversas, como as que se têm feito sentir estes
dias.


Relativamente
ao D´Bandada, que aconteceu no passado sábado, 13 de setembro, e que este ano
alargou o seu âmbito, chegando a mais pontos na baixa portuense, estiveram
operacionais todas as forças de proteção civil, em contato permanente com
entidades externas, numa monitorização de todos os espaços para que, caso
houvesse algum incidente, este fosse prontamente avaliado e resolvido e, como
tal, o desempenho desta operação de vigilância permanente é justificado pelo
sucesso que este grande evento alcançou.


O mau tempo
que esta terça colocou o Porto em alerta vermelho, também é um dos pontos de
avaliação constante que faz parte do trabalho do Centro de Gestão Integrado. Como resultado, as condições climatéricas adversas não causaram danos graves em
pessoas ou equipamentos, e todos os pequenos incidentes foram rapidamente
respondidos pelos agentes de proteção civil, que monitorizaram a cidade, 24
horas por dia.


De relembrar
que este Centro de Gestão Integrado está a funcionar desde 1 de junho e tem o
seu centro de operações instalado nos Paços do Concelho. Este Centro agrega num
único espaço os serviços responsáveis pela Mobilidade, Polícia Municipal,
Bombeiros, Proteção Civil e Ambiente.


O principal
objetivo do CGI é contribuir para o aumento da eficiência e eficácia em áreas
como a limpeza urbana e recolha de resíduos, segurança e proteção civil,
controlo de tráfego, entre outros.

O Centro de Gestão Integrada é um passo
fundamental para a criação do primeiro operador de cidade nacional, que o
município se encontra a desenvolver, e onde a utilização de ferramentas de
recolha e análise avançada de dados, implementadas dentro de um conceito
"Smart Cities", vão potenciar uma gestão efetivamente
"inteligente" dos serviços do município. 


As cidades são geradoras de uma cada vez
maior quantidade de informação, desde os sistemas de semaforização, que se
podem adaptar aos padrões dinâmicos de mobilidade, a câmaras de tráfego, que de
forma mais ao menos automatizada identificam uma enorme variedade de situações
na via pública, a  sensores
ambientais, que hoje são capazes de
nos dar informação em tempo
real e numa escala nunca antes possível. A informação gerada por estas
plataformas vai necessitar de uma gestão ágil e multi-serviço, pois só dessa
forma se poderá traduzir toda esta informação em ganhos de eficiência com
melhorias claras e objetivas nos serviços prestados aos cidadãos.


Com este novo centro de gestão, e com a
criação do Operador de Cidade,  a Câmara Municipal pretende colocar a cidade do
Porto num novo patamar de gestão integrada
de serviços seguindo uma estratégia própria de
Inovação e inspirada nas melhores praticas das
cidades do futuro. Com o objetivo de maximizar as potencialidades que o
conceito de Smart Cities apresenta atualmente, o desenvolvimento do centro de
gestão tem ainda como base um conjunto de projetos piloto com empresas como a
IBM e CEIIA.