Ambiente

Centro de Recolha de Animais abre as portas para mostrar como cuida dos amigos de quatro patas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi há três anos que o Município do Porto ergueu um espaço totalmente equipado para cuidar dos animais sem dono na cidade. Há três anos que cães e gatos recebem atenções diárias e são preparados para o dia em que encontrem donos que assumam a sua adoção responsável. Aos três anos de atividade, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) abriu as portas no passado sábado para mostrar como é a vida de quem cuida e de quem está à espera de uma nova casa.

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, esta é “uma data importante”. “São três anos de atividade de um grande espaço de acolhimento e de adoção”, afirma Filipe Araújo, que considera este último “o grande foco” do trabalho desenvolvido pela equipa do CROA.

Responsável, igualmente, pelo Ambiente e Transição Climática, o autarca sublinha como todos ali trabalham para que “as pessoas que cá venham tenham a capacidade de adotar animais que esperam por uma nova família”.

Filipe Araújo recorda como o CROA, “um equipamento de nova geração”, “teve origem num plano estratégico para o bem-estar animal, iniciado em 2015”. “Fruto de um grande trabalho de uma equipa muito vasta, estamos hoje com um equipamento que tem tido uma enorme aceitação: tivemos mais de 850 adoções ao longo de três anos”, sublinha o vice-presidente.

O espaço duplicou a capacidade de acolhimento que o Município do Porto tinha até então e dispõe de blocos veterinários, enfermagem, zona de tosquia e de banho, onde trabalham, todos os dias, veterinários e tratadores que, ressalva o vice-presidente, “conseguem providenciar a estes animais todas as condições para que eles possam ter um espaço para passear, para serem bem cuidados”.

A página do CROA é atualizada diariamente para que os munícipes saibam quais os animais que “estão à espera da família”.

“As políticas que temos vindo a adotar tendem para o nosso grande desejo, que é o bem-estar animal”, reforça Filipe Araújo, orgulhoso de “uma cidade que, hoje, olha para os animais de outra forma”.

Para se candidatar a ser a nova família de um destes amigos de quatro patas, basta entrar em contacto com o Centro de Recolha Oficial de Animais. E deixar que um cão ou um gato o escolha a si como adotante responsável.