Sociedade

Centro de Inovação Social debate resposta à desinserção de migrantes de minorias étnicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Empreendedores sociais, estudantes do ensino superior e técnicos e dirigentes de organizações encontraram-se para mais uma sessão do "InPorto!", o projeto municipal de debate sobre problemas sociais da cidade. Dinamizada pelo Centro de Inovação Social (CIS), desta vez a iniciativa focou-se na desinserção social e simbólica de migrantes de minorias étnicas.

Sendo um fenómeno complexo e multifacetado, a questão envolve situações de discriminação, desigualdade de oportunidades, barreiras linguísticas e culturais, além do isolamento social e do estigma associado.

O CIS sublinha a importância de promover políticas de inclusão e igualdade, visando garantir os direitos fundamentais destes grupos, a educação, a saúde, o trabalho digno e a livre expressão da sua identidade cultural.

O impacto da desinserção nas pessoas, mas também nas instituições, famílias e comunidades onde estão inseridas urge o encontro de respostas multidisciplinares. Foi por isso que os vários intervenientes que participaram na sessão promovida pelo CIS se dedicaram a trabalhar os temas da "persona" migrante e a "jornada do utilizador", duas ferramentas que permitem analisar e conhecer melhor o problema social.

A informação recolhida será incorporada no caso de estudo a elaborar no âmbito da segunda edição do Laboratório de Inovação Social.

O InPorto! pretende promover dinâmicas que permitam e potenciem a colaboração, troca de experiências, informação e a criação de uma visão e atuação comum para o ecossistema de impacto na cidade.

Procura-se, assim, envolver os diversos agentes que compõe o ecossistema, sejam entidades públicas ou privadas, sociedade civil ou academia.

Em março, o InPorto! debruçou-se sobre o isolamento social de vítimas de violência de género e doméstica, tendo já debatido outras problemáticas como a resposta a pessoas em situação de sem-abrigo ou a vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia e vida independente.

A próxima sessão do projeto terá como foco a baixa adesão das pessoas em situação de sem-abrigo às respostas sociais estruturadas e acontecerá no dia 9 de maio, no Centro de Inovação Social do Porto.