Sociedade

Centro de Avaliação e Deteção Precoce VIH/Sida assinalou 20 anos de atividade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Centro de Avaliação e Deteção Precoce VIH/Sida do Porto (CAD VIH/Sida) assinalou o 20.º aniversário com um encontro de reflexão no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na passada quarta-feira.

Na sessão de abertura, a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto destacou o facto do CAD VIH/Sida do Porto integrar, desde o início, a “Estratégia Porto, Cidade sem Sida”.

“Ao subscrever a Declaração de Paris, o Município do Porto e um conjunto alargado de parceiros, locais, nacionais [e também internacionais], assumiram o compromisso de, na esfera das suas competências, contribuírem para acabar com a epidemia do VIH e Sida enquanto problema de saúde pública na cidade, até 2030, reduzindo o estigma e atingindo a discriminação zero”, explicou Catarina Araújo.

“O CAD VIH / Sida, a par de outras estruturas locais, tem trabalhado em conjunto com o Município do Porto, na identificação das instituições que intervêm nesta matéria; no levantamento de indicadores relevantes no espaço concelhio; na identificação dos recursos e das atividades desenvolvidas e no mapeamento das lacunas existentes, colaborando no desenho das propostas de priorização das linhas estratégicas de atuação”, disse a responsável política.

Em nome do Município do Porto, Catarina Araújo agradeceu “o compromisso assumido por esta e demais entidades no âmbito da Estratégia Porto, Cidade sem Sida” e reiterou o “compromisso de continuarmos a envidar esforços na mobilização de recursos e condições que contribuam para a redução célere de novos casos de infeção por VIH”.

Com a intervenção de vários médicos infeciologistas de diferentes unidades hospitalares, médicos de família e outros profissionais de saúde, o programa contemplou a realização de dois painéis, intitulados: “Saúde sexual, deteção VIH e outras IST - Cuidados de Saúde Primários e articulação com serviços hospitalares" e "Saúde sexual - intervenção em populações chave”.

Inserido no ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Porto Ocidental, o CAD VIH/SIDA Porto é um serviço anónimo, confidencial e gratuito, focando a sua atividade "na promoção da saúde sexual saudável, na prevenção e deteção precoce das infeções VIH, Hepatites B e C e Sífilis".