Habitação

Centro da cidade com mais 212 quartos para estudantes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um consórcio belga e francês, formado pelas empresas Promiris e CETIM e pelo grupo Odalys, abriu uma nova residência estudantil – a Odalys Porto Granjo Centro - perto da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Este investimento aumenta a oferta de quartos para estudantes em 212 e já perspetiva novos espaços para 2023.

Os vereadores Ricardo Valente, com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, e Pedro Baganha, com a pasta da Habitação, marcaram presença na inauguração do espaço no centro do Porto, ao lado dos representantes do consórcio.

A Odalys Porto Granjo Centro é composta por 212 quartos, 20 deles com caráter de alojamento turístico. Totalmente equipados e mobilados, os espaços estão divididos entre zonas de dormir, casa de banho, espaço para refeições com kitchenette e zona de trabalho com ligação a internet de alta velocidade.

Os estudantes têm ainda à disposição serviços de receção e segurança 24h, serviço de limpeza, lavandaria, cafetaria, ginásio, sala de convívio, áreas de coworking e um jardim com 2.000 m2.

Laurent Dusollier, diretor geral do Grupo Odalys, acredita que “esta nova residência, além de responder ao forte crescimento do número de estudantes nacionais e internacionais do ensino superior no Porto, vem também potenciar o espaço onde está inserido, reconstruindo um local que estava devoluto e dando-lhe uma nova vida e dinâmica”.

As obras de restauro do edifício na Rua António Granjo mantiveram a arquitetura original, inclusivamente a fachada e a chaminé industrial, “mas tornando-o num edifício moderno e jovem”. “O espaço interior foi completamente transformado e redesenhado, com a criação de espaços inteligentes e confortáveis, partilhados e conectados”, acrescenta o representante francês.

Por seu lado, Christian Terlinden, gestor e parceiro da Promiris, afirma que foram os belgas “um dos primeiros players a identificar, em Portugal, a necessidade de residências estudantis que fossem construídas por operadores profissionais e internacionais, de forma a garantir o melhor conforto, segurança e apoio aos alunos e aos pais”.

E lembra que “esta forma de alojamento é predominante no Norte da Europa”, acreditando que “que gradualmente, irá substituir a opção de alojar estudantes de forma local e sem controlo. Além disso, privilegiamos sempre a reabilitação de edifícios e a eficiência energética, acessibilidade e qualidade de vida”.

“Encantado com a cidade do Porto”, o parceiro da CETIM, Patrick Lemerle, admite que encontraram, neste “típico bairro central, o espaço ideal para desenvolver um projeto notável e integrado na comunidade”.

Patrick Lemerle refere, ainda, “a participação de vários parceiros locais que contribuíram para a realização deste projeto de sucesso” e a intervenção da Câmara do Porto, “que se mostrou sensível a este projeto”.