Sociedade

Centenas de manjericos distribuídos à população para celebrar o São João

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O tão aguardado regresso das festividades do São João começou hoje, em frente aos Paços do Concelho, com a tradicional distribuição de manjericos. O local acolheu a instalação “Flores de Majerico”, proposta artística do coletivo portuense FAHR 021.3., que pôde ser apreciada, precisamente, até… haver manjericos.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, juntamente com alguns vereadores do Executivo, distribuiu manjericos pela população, que se foi juntando na Praça do General Humberto Delgado, junto à estátua de Almeida Garrett. Alguns turistas aproveitaram também a ocasião para ficar a conhecer não só a tradição sanjoanina e levar consigo um dos 900 manjericos que estavam expostos e provenientes do Horto Municipal como um pouco da história da festa maior da cidade.

“Encontrar as pessoas tão contentes é incrível. Fiquei muito emocionado. Faltava-nos isto depois de dois anos muito difíceis para todos. A cidade sem pessoas, sem vida é uma maçada”, sublinhou o autarca, para quem “a cidade é isto: ver pessoas, poder andar pela rua, ter o comércio aberto. Vi as pessoas todas contentes e é uma enorme felicidade”.

“Este ano queríamos fazer uma coisa diferente. Queríamos ter música popular, dar oportunidade a artistas que estiveram dois anos sem atuar. Apresentar um modelo de festa mais original, mais tradicional, que tinha a ver com a minha infância”, acrescentou Rui Moreira.

Nesta iniciativa, o presidente da Câmara do Porto esteve acompanhado do vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, da vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, do vereador das Finanças e Atividades Económicas, Ricardo Valente, e da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, que também ajudaram na distribuição dos manjericos.

Para hoje ainda está previsto o tradicional cumprimento, na Ponte Luís I, desta vez no tabuleiro superior, dos presidentes das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, e, depois, os bailaricos, por três palcos – jardins do Palácio do Cristal, Praça da Casa da Música e Largo Amor de Perdição, na zona da Cordoaria –, balões, martelos, sardinhas e fogo de artifício.

Consulte o Programa São João Porto 2022.