Cultura

Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade celebrado com exposição e programa especial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_entrega_acervo_eugenio_andrade_up_06.jpg

Miguel Nogueira

O Museu da Cidade e as Bibliotecas Municipais do Porto homenageiam Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do nascimento do poeta com uma programação expandida, dentro da qual se destaca a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”. A mostra inaugura a 19 de janeiro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Com inauguração marcada para o dia do aniversário do poeta, o Museu da Cidade do Porto assinala o centenário do nascimento do poeta com um programa expandido: uma exposição, um Curso Breve, ciclos de leitura e de conversas, percursos e um programa educativo.

A exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, com a curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque e aconselhamento científico de Arnaldo Saraiva, apresenta documentação inédita, organizada a partir do acervo da Fundação Eugénio de Andrade. Tendo como ponto de partida o espólio doado pela Fundação Eugénio de Andrade ao Município, que se encontra em depósito na Biblioteca Pública Municipal do Porto (estando até disponível para consulta) e no núcleo de coleções do Museu da Cidade, a exposição terá entrada gratuita e estará aberta ao público de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas, até 29 de abril.

A mostra revela as várias fases da vida do artista, numa exposição que é composta por postais, cartazes e objetos que nos revelam estórias, viagens e encontros com os seus pares; manuscritos, datilografados e objetos pessoais – tendo como corolário a sua máquina de escrever – que desocultam materialidades e mecânicas de depuração da sua escrita; filmes em que o poeta participou, ou onde constam depoimentos dos seus amigos, também poderão ser vistos. A exposição acolhe ainda o olhar de outros escritores sobre Eugénio e a sua obra.

Com a exposição, o Museu da Cidade do Porto inicia um amplo programa que se dedica à celebração de Eugénio de Andrade. O ciclo "Leitores de Eugénio” convida artistas, políticos, jornalistas, investigadores a lerem os poemas da sua predileção. As sessões acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir de um ponto de leitura disponível na exposição. O início deste conjunto de afetuosas leituras sucede na tarde inaugural e tem como intérprete Pedro Abrunhosa.

O Museu da Cidade do Porto prevê um segundo momento expositivo dedicado às cumplicidades artísticas de Eugénio de Andrade, a inaugurar no segundo semestre de 2023.

Nascido a 19 de janeiro de 1923, no Fundão, a atividade criativa da obra poética de Eugénio de Andrade desenrola-se por mais de 50 anos, com tradução para inúmeras línguas e vários prémios que o consagram. Foi no Porto, cidade que inspira grande parte da sua obra, que passou mais de metade da sua vida e onde acabou por falecer, aos 82 anos, no dia 13 de junho de 2005.

PROGRAMA

19 JAN
17h, Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Inauguração da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”
Exposição patente até 29 de abril 2023
17h30, Foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Sessão inaugural do ciclo “Leitores de Eugénio”, com Pedro Abrunhosa

20 JAN
17h30, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Visita à exposição por Arnaldo Saraiva e os curadores
Projeção do documentário “Eugénio de Andrade, Coração Habitado” (57 min/RTP)
Conversa “A Arte dos Versos — a tarefa do poeta”, com Arnaldo Saraiva e Rui Lage; moderação de Marta Bernardes.

6, 13, 20 e 27 FEV
18h - 20h, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Curso Breve #13 A Poesia de Eugénio de Andrade, por Maria João Reynaud

FEV - ABR
Serviço Educativo a partir da poética Eugénio de Andrade do Museu da Cidade do Porto e Bibliotecas Municipais do Porto