Cultura

Celebrar Agustina com as bibliotecas municipais do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_centenario_augustina bessa-luis

DR

No contexto do centenário do nascimento de uma das escritoras mais singulares e fascinantes da literatura portuguesa do século XX, as bibliotecas municipais do Porto propõem-se celebrar Agustina, promovendo a leitura dos seus livros junto do grande público.

Agustina Bessa-Luís (1922-2019), nome literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, é autora de uma vasta obra literária entre romances, contos, biografias, peças de teatro, ensaios, livros para a infância e de memórias, dialogando com a História, a sociedade onde vivia, e com outros artistas e escritores.

Considerada uma das mais geniais e complexas personalidades da literatura portuguesa, tem obtido o reconhecimento da crítica e acolhido a admiração de muitos dos seus leitores. Manoel de Oliveira, a quem a obra de Agustina serviu de inspiração, foi um dos seus grandes leitores: em 1981, ambos iniciaram um diálogo com a adaptação ao cinema do romance “Fanny Owen”, que se prolongou até 2005 e que foi um dos mais criativos da arte portuguesa contemporânea.

Agustina Bessa-Luís é uma autora estudada e admirada, mas nem sempre próxima do leitor comum. As bibliotecas municipais, cientes da sua missão de divulgar junto da comunidade o conhecimento e a leitura de autores portugueses, realizam em outubro, mês em que se celebra o centenário do nascimento da escritora, diversas iniciativas que visam divulgar a sua obra e a leitura dos seus livros. Contos de Agustina, narrativas curtas que refletem o seu universo de escrita, vão estar em destaque no Clube de Leitura, que reúne nos dias 13 e 27, na Biblioteca Pública Municipal do Porto. É também aqui que Dália Dias fará duas sessões, a 11 e 25, em que destaca a cidade do Porto retratada por Agustina no romance “Os Meninos de Ouro”, e por um dos seus escritores de eleição, Camilo Castelo Branco, que nos revela o Porto oitocentista de “Onde está a felicidade?”.

No último sábado do mês, dia 29, às 17h00 é a vez do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolher a primeira de seis conversas, Leitores de Agustina, que decorrem mensalmente aos sábados, às 17h00, e se prolongam até abril de 2023. Cada uma das sessões é dinamizada por dois convidados, confessos admiradores da escritora, que apresentam o seu romance favorito de Agustina. A abertura deste ciclo cabe a Maria de Fátima Marinho, professora de literatura portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que irá apresentar “As Terras do Risco”, com moderação de Carlos Magno. Lídia Jorge, Pedro Mexia, Bruno Vieira do Amaral e Paulo José Miranda estão já confirmados para as próximas conversas.

Ao longo do mês, os livros de Agustina estarão em destaque e disponíveis para empréstimo para todos os leitores inscritos nas bibliotecas municipais do Porto.

Programa de outubro
Camilo e Agustina - O Porto, o espírito do lugar, por Dália Dias
Dias 11 e 25, 18h00, Biblioteca Pública Municipal do Porto
Onde está a felicidade (1856), de Camilo Castelo Branco
Os meninos de ouro (1983), de Agustina Bessa-Luís

Contos de Agustina, Clube de Leitura
Dias 13 e 27, 18h30, Biblioteca Pública Municipal do Porto
A Brusca e Uma tentativa literária
Mãe de um rio e Um Inverno frio

Leitores de Agustina
Dia 29, 17h00, auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Maria de Fátima Marinho. Moderação Carlos Magno