Turismo

Celebrações do Dia de Santiago com programa especial na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_caminho_santiago_01.JPG

Filipa Brito

Para assinalar o Dia de Santiago, que se comemora a 25 de julho, o Município do Porto vai promover um conjunto de iniciativas que destacam a importância histórica e cultural dos Caminhos de Santiago. Entre muitas atividades, o programa inclui um acolhimento especial aos peregrinos, que estarão na cidade durante essa semana, oferecendo uma oportunidade para celebrar a união, a espiritualidade e o encontro de diferentes culturas.

A presença da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, durante essas atividades reitera o compromisso do município em apoiar e valorizar os Caminhos de Santiago no Porto.

Entre as atividades previstas destaque para a bênção dos peregrinos, que terá lugar, dia 25, às 11 horas, na Sé Catedral do Porto, integrada na missa realizada nesse horário. Após a celebração da missa e a bênção, os peregrinos terão a oportunidade de encontrar-se junto ao Pelourinho, com Manuel Araújo, especialista nos Caminhos de Santiago, que os acompanhará no trajeto comum aos três caminhos que partem do Porto, com início na Sé.

Durante a caminhada farão uma breve paragem no Posto de Turismo da Sé, onde poderão assistir a um vídeo sobre os Caminhos de Santiago, mergulhando na sua história. Segue-se uma visita à Capela das Verdades, onde funciona o Centro de Apoio ao Peregrino, bem como à Capela de Nossa Senhora da Silva, terminando o périplo na Praça Carlos Alberto.

Até lá, e ao longo dos dias, será, ainda, oferecido a cada peregrino que passe pelo Posto de Turismo da Sé ou pela Capela Nossa Senhora das Verdades, um Porto.CARD pedonal de um dia, convidando-os a descobrir a cidade e a visitar outros pontos de interesse em zonas fora do traçado dos caminhos.

Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.