Sociedade

CCD Porto vai receber apoio financeiro da Câmara de 275 mil euros

  • Notícia

    Notícia

#mno_CCD_Jornal_01.JPG

Miguel Nogueira

O apoio financeiro ao Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCDTCM Porto), no valor de 275 mil euros, foi aprovado por unanimidade na reunião de Executivo desta manhã. Tem como finalidade comparticipar o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e desportivas desta associação sem fins lucrativos.

O CCD Porto, como é comumente conhecido, ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, "tem contribuído para a integração social da comunidade onde se insere e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do Município, motivando-os e incentivando-os à prática desportiva e à participação em ações culturais e recreativas através da realização de uma intensa atividade, bem como através da concessão de apoios sociais", refere a proposta assinada pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

No documento, é igualmente assinalado que a associação tem, com o seu programa de atividades, estimulado "a criação de um importante espírito de grupo entre os trabalhadores do Município, com ganhos ao nível da produtividade e do fomento do trabalho de equipa".

Se estes argumentos não bastassem, a vereadora que também dirige o Pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos destaca na sua proposta que o CCD Porto "não se encontra abrangido por outras fontes de financiamento público, nomeadamente através de verbas do Fundo Social Municipal ou de outros sistemas ou subsistemas públicos ou privados de proteção social e cuidados de saúde".

Sediado na Rua de Alves Redol, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, presidido por António Gouveia Santos, ocupa uma área aproximada de 20.370 metros quadrados e possui uma vasta gama de espaços sociais, desportivos e educacionais, "contribuindo para a afirmação de uma imagem institucional moderna, competitiva e solidária, ancorada nos valores humanistas e ao serviço do interesse público".

Do futebol à dança, do pilates ao karaté, passando pelas diferentes modalidades de pavilhão e ginásio, a oferta desportiva é diversificada. Na área da educação, tem os seus maiores ativos na Universidade Sénior Eugénio de Andrade, no ATL e nos mini cursos que, periodicamente, são ministrados. Já no campo cultural, são famosas as visitas culturais organizadas e concorridas as inscrições para a ABC - Escola de Artes e Tradições.

O CCD Porto dispõe ainda de um Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social e oferece apoio jurídico gratuito a todos os sócios e familiares diretos e dispõe de consultas médicas. Está ainda aberto à comunidade em geral.