Desporto

CCD Porto acolhe competição de futebol juvenil que homenageia Hernâni Gonçalves

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_CCD_Jornal_01.JPG

Miguel Nogueira

Após dois anos de pausa, está marcada para 20 e 21 de fevereiro, véspera e dia de Carnaval, a 14.ª edição da Hernâni Cup, torneio internacional de futebol juvenil. A prova regressa ao Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (CCD Porto) com equipas de diferentes escalões. Participam emblemas federados, nas categorias de Sub-11 e Sub-13 masculinos e Sub-17 e Sub-19 femininos.

Além da organizadora da prova, a Escola de Futebol Hernâni Gonçalves (fundada no ano 2000 pelo homenageado), vão estar presentes mais quatro equipas da cidade: a Academia de Futebol Clip, o Boavista Futebol Clube, o Futebol Clube do Porto e o Sport Comércio e Salgueiros.

Aos cinco emblemas do Porto juntam-se o Paços de Ferreira Futebol Clube, os franceses da Union Sportive Sainte Anne Vertou, e equipas dos distritos de Braga, Bragança, Aveiro, Funchal, Viana do Castelo e Viseu.

Hernâni Gonçalves foi treinador e preparador físico de Boavista, FCP e Seleção Nacional. Especializado em Desporto de Alto Rendimento, o “Professor Bitaites” – como era conhecido no mundo do futebol – foi ainda vereador da Qualidade de Vida na Câmara do Porto, durante a presidência de Fernando Gomes, e, em 2014, recebeu a Medalha de Mérito da Cidade (Grau Ouro), ano em que viria a falecer.