Inovação

Católica lança plataforma internacional para promover inovação sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#Dr_Catolica_no_Porto.jpg

DR

Assume-se como um “hub” de Inovação em Sustentabilidade e Regeneração e pretende pôr empresas nacionais e especialistas estrangeiros a encontrar as melhores soluções para tornarem os negócios mais sustentáveis, seja em novos produtos ou políticas. O INSURE.hub é uma plataforma criada pela Universidade Católica do Porto e a Planetiers New Generation e foi apresentada nesta quarta-feira.

Seguindo a necessidade de dar resposta aos desafios ambientais, e em sintonia com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, o INSURE.hub vai apoiar empresas e clusters no desenvolvimento de negócio e novos investimentos, promover o empreendedorismo sustentável e regenerativo, criar pós-graduações e mestrados na área, além de procurar mobilizar a sociedade para uma sustentabilidade plena (net-zero) e/ou regeneração.

A plataforma, que nasce do trabalho da Católica Porto Business School e da Escola Superior de Biotecnologia, “tem como grande objetivo criar um ecossistema internacional vibrante de conhecimento transdisciplinar que promova soluções de negócio de âmbito circular, sustentável e regenerativo, potenciadas por tecnologias disruptivas” explica o vice-presidente da Católica Porto, João Pinto, em comunicado.

António Vasconcelos, da Planetiers New Generation, garante que o INSURE.hub vai contar “com a contribuição de peritos internacionais com experiência na implementação de processos disruptivos, circulares, sustentáveis e/ou regenerativos”.

“Pretendemos que o INSURE.hub se consubstancie numa iniciativa que envolve todos os stakeholders para preparar soluções em linha com as metas 2030,” acrescenta Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica no Porto, responsável por projetos como o Alchemy, que desenvolve novas aplicações para os subprodutos/resíduos dos processos de fermentação da empresa Amyris e da produção de cana-de-açúcar, potenciando assim o desenvolvimento de novas moléculas de elevado interesse para a indústria da cosmética.

O Alchemy é um dos resultados do investimento de cerca de 50 milhões de euros que a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto recebeu em 2018 para investigar fontes de energia alternativas ao petróleo.