Sociedade

Catálogo digital inédito dado a conhecer no Porto no Dia Mundial da Fotografia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_cpf_cadeia_relacao.JPG

Filipa Brito

Assinala-se nesta sexta-feira o Dia Mundial da Fotografia e o Centro Português de Fotografia, na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, é palco da apresentação do primeiro catálogo digital português totalmente dedicado a câmaras e equipamentos fotográficos.

Este catálogo, o DIGICAM, disponibiliza informação sobre a Coleção Museológica de Câmaras e Equipamentos Fotográficos que se encontra à guarda do Centro Português de Fotografia (CPF) e estará acessível aqui.

“Com perto de 7000 objetos inventariados, esta coleção tem vindo a crescer, ano após ano, em grande parte como resultado de importantes doações feitas por entidades e pessoas individuais. Nesta fase, será disponibilizado o acesso a cerca de 3000 objetos, de entre câmaras fotográficas, seus acessórios e outros equipamentos usados na atividade fotográfica, sendo que este repositório estará em permanente atualização, estando previsto um gradual e constante crescimento, em função de novos objetos a catalogar”, assinala o CPF.

A Coleção Museológica de Câmaras e Equipamentos Fotográficos reúne a componente de objetos fotográficos da Coleção António Pedro Vicente, bem como dos fundos Aurélio da Paz dos Reis, Fotografia Alvão, Estúdios Tavares da Fonseca, Horácio Novais, António Picco Cardoso, entre outros.

A apresentação do DIGICAM tem início às 18 horas na sede do CPF, na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto (Largo Amor de Perdição), tem entrada gratuita, mas é necessária uma inscrição obrigatória por correio eletrónico para sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt.

Ainda no âmbito da celebração do Dia Mundial da Fotografia, o CPF promove no sábado a oficina de expressão plástica “Sábados em Família | às costas do translúcido”. A atividade pretende explorar sobreposições, sombras e transparências, elementos de eleição na obra do artista Fernando Lemos.

A oficina vai decorrer entre as 17h e as 18h30 de sábado e tem participação gratuita.