Cultura

Catálogo da exposição "D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto" apresentado nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Exposicao_D_Pedro_A_Independencia_Brasil_Porto_01.JPG

Filipa Brito

Três meses depois da abertura da exposição, promovida pelo Município no âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, o catálogo referente à mostra é agora apresentado em sessão oficial nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a comissária da exposição, Conceição Meireles Pereira. A publicação é bilingue e compila, em mais de duas centenas de páginas, a narrativa proposta na exposição.

A exposição "D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto" recebeu, desde a sua inauguração, a 29 de dezembro, mais de 24 mil visitantes. Com o seu encerramento ao público a decorrer já no próximo dia 30 de março, quinta-feira, o catálogo oficial da exposição é apresentado esta quarta-feira, 29 de março, às 18 horas, nos Paços do Concelho.

A publicação pretende refletir a narrativa proposta na exposição, que compreende oito núcleos: a partida e estadia da Corte no Brasil (1808-1821), a Independência do Brasil, posterior reconhecimento do novo país por Portugal e abdicação do imperador Pedro I (1821-1831), o papel de D. Pedro como Rei (Pedro IV de Portugal) e como Regente, a sua atuação na Europa e nos Açores em prol da Causa Liberal e consequente formação do "Exército Libertador", o Cerco do Porto (1832-1833) e o fim da Guerra Civil, alguns apontamentos da vida de D. Pedro ("O Homem"), o seu breve regresso ao Porto acompanhado de D. Maria II (1834) e a sua morte, esclarecendo aspetos como a doação do seu coração à cidade do Porto ou a transferência dos seus restos mortais para o Brasil, em 1972 ("O Símbolo").

Estas secções encontram-se ilustradas por cerca de duzentos objetos e digitalizações de diversas tipologias, provenientes de mais de trinta instituições, sobretudo nacionais (maioritariamente portuenses) mas também estrangeiras.

De forma a preservar a memória do evento, o catálogo inclui ainda fotografias da exposição, terminando com quase quatro centenas de referências documentais e bibliográficas.