Cultura

"Castro" sobe à cena num imenso "palco-casa-país" no Teatro Nacional São João

  • Notícia

    Notícia

#DR-Castro.jpg

Tragédia renascentista portuguesa "Castro" será apresentada no Teatro Nacional São João a partir desta quinta-feira, dia 20, num programa que também inclui récitas e oficinas.

Em 1598, o poeta António Ferreira foi o primeiro a escrever uma tragédia em língua portuguesa a partir de um tema nacional: o amor (histórico ou lendário) de Pedro e Inês. Quase cinco séculos mais tarde, o encenador Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), serve-se desta obra - revestindo-a de uma modernidade e densidade intrínseca, veladas pela poesia da linguagem e pela elocução - para assinalar a sua estreia na dramaturgia clássica portuguesa.

"Castro" expõe questões como o desejo e o poder, como vício e caos; ou a impunidade e prepotência, como cegueira que "escurece daquela luz antiga o claro raio". O espetáculo sobe ao palco do TNSJ nesta quinta-feira, dia 20, e fica em cena até 12 de setembro.

A encenação de Nuno Cardoso tem a particularidade de recorrer a um imenso "palco-casa-país", uma espécie de maquete gigante dos espaços da ação, para jogar com as tensões, surdez e cegueira das personagens que se revelam cativas de si próprias e da sua irredutibilidade.

Depois da estreia de "Castro" em Aveiro, como forma de afirmação da estratégia de descentralização do TNSJ, e após três récitas exclusivas oferecidas aos Amigos TNSJ e aos profissionais de Saúde e da Proteção Civil que estiveram na linha da frente do combate à COVID-19, a peça "estreia outra vez", desta feita para toda a cidade do Porto.

"Castro" pode ser vista à quarta-feira e ao sábado, às 19 horas; à quinta e à sexta-feira, às 21 horas; e ao domingo, às 16 horas. Para a récita do dia 30 de agosto está programada uma conversa pós-espetáculo e, no dia 6 de setembro, o espetáculo terá tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

O regresso do espetáculo à Invicta é complementado com as Oficinas Critique!, orientadas pelo encenador e dramaturgo Luís Mestre. A atividade divide-se em dois momentos: um presencial e outro através de videoconferência. Na primeira sessão, os participantes vão assistir a uma exposição teórica sobre crítica teatral, que lhes vai fornecer ferramentas para que produzam uma análise escrita ou oral. Já o segundo momento, online, será para troca de impressões e análise do espetáculo.

A primeira oficina inicia-se no dia 29 de agosto, no TNSJ, sendo a segunda sessão no dia 3 de setembro, através do Zoom. Já a segunda oficina tem data marcada para 5 de setembro, no São João, ficando completa com a sessão online que irá decorrer no dia 10. A inscrição é gratuita, mediante a compra do bilhete para o espetáculo, e pode ser feita aqui.