Sociedade

Já está aberto o concurso das Cascatas de São João

  • Notícia

    Notícia

#fib_1_premio_CASCATAS_geral.jpg

3º. Prémio Montras de São João

DR

Como é habitual no início do mês de maio, a Câmara do Porto declarou hoje aberto o Concurso das Cascatas de São João 2017, iniciativa com que desafia pessoas singulares ou coletivas a contribuírem para manter esta tradição.

Com prémios cujo valor líquido pode chegar aos mil euros, o concurso é já, em si, uma tradição, mas o principal objetivo é mesmo estimular e perpetuar o hábito popular tão enraizado na cidade de construir cascatas que têm como motivo principal a figura do seu santo padroeiro.

O regulamento do concurso, disponível no sítio institucional do Município em www.cm-porto.pt/concursos, prevê as categorias Geral, Menores de 15 anos e Grupos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais, podendo cada cascata concorrer em mais do que uma categoria.

No caso de concorrentes individuais, devem ter residência no Porto; no caso de pessoas coletivas, devem ter a sua sede no concelho do Porto.

Além de outras condições estipuladas no regulamento, as cascatas apresentadas a concurso devem contemplar sempre a representação da figura de São João, ser instaladas no concelho do Porto para serem vistas gratuitamento pelo público e não podem ter sido premiadas em anos anteriores, salvo se apresentarem inovações significativas que demonstrem atitude criativa dos seus organizadores ou construtores.

Tradição, criatividade e qualidade de execução são os critérios a seguir pelo júri na sua decisão. 

As candidaturas poderão ser entregues até às 16 horas do dia 22 de maio, de forma presencial na Divisão Municipal de Museus e Património Cultural, sita na Casa Tait, Rua de Entre Quintas, 219; ou por mensagem eletrónica para o endereço concursos.cultura@cm-porto.pt .

A lista definitiva dos concorrentes será publicada no dia 26 de maio, no sítio eletrónico institucional do município, em edital a afixar no Gabinete do Munícipe e na Direção Municipal de Cultura e Ciência, sita no Palacete dos Viscondes de Balsemão, Praça de Carlos Alberto, 71.