Sociedade

Cascata de S. João feita por muitas mãos no Mercado Temporário do Bolhão

  • Notícia

    Notícia

Após mais de 125 horas de oficinas com a comunidade, a Cascata de São João está à vista de todos numa das montras do Mercado Temporário do Bolhão. Foram necessários 250 quilos de barro e mais de 17 horas para vidrar e enfornar as 350 casas que compõem esta colorida cascata.

O projeto da Cascata Comunitária lançado em 2017 foi reeditado este ano, tendo agora como ponto de partida e chegada o Mercado Temporário do Bolhão, onde esta manhã foi apresentada a composição final, juntando 350 casas em cerâmica.

Sob orientação de Cristina Camargo e Teresa Branco, foram realizadas, entre os dias 7 e 17 de junho, 50 oficinas abertas, ao longo de 125 horas, que permitiram aos participantes, de todas as idades, profissões e nacionalidades, construir uma pequena casa inspirada nas suas memórias da cidade.

As peças da cascata foram feitas em grés através da técnica da ocagem e coloridas em azul-cobalto, branco, amarelo ocre, verde e vermelho ferrugem através da técnica do engobe.

Após dois dias montagens, a Cascata Comunitária de São João está a partir de hoje à vista de todos numa das montras do Mercado Temporário do Bolhão, onde permanecerá até dia 30 de junho.
Recorde-se que, ao contrário do que acontecia no edifício histórico do Bolhão, já a beneficiar de obras de restauro, no Temporário as bancas estão abertas a partir das 8,00 horas e até bem mais tarde: o espaço funciona de segunda a sexta-feira até às 20,00 e aos sábados até às 18,00 horas.