Urbanismo

Cascais Envolvente veio ao Porto conhecer as práticas de habitação do Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Domus Social recebeu a visita da Cascais Envolvente, a empresa municipal responsável pela gestão da habitação social daquele município. O encontro teve como objetivo a partilha de desafios, projetos e experiências entre as instituições homólogas.

Filipa Melo, vice-presidente da Domus Social, e João Sendim, vogal do Conselho de Administração, conduziram a reunião de trabalho, dando a conhecer o modo como se organiza a empresa de habitação do Município do Porto, nomeadamente o seu modelo de gestão, âmbito de atuação e caraterísticas do parque habitacional da cidade.

Ao longo da conversa, foi possível identificar desafios comuns aos dois municípios e dar a conhecer alguns dos projetos que a autarquia portuense tem desenvolvido na procura de resposta ao problema da habitação, como o Porto Solidário e as Residências Sénior Partilhadas.

O Regulamento de Gestão do Parque Habitacional do Município do Porto, instrumento central na gestão da atribuição e ocupação do parque habitacional, foi, também, um dos principais destaques da sessão.

O encontro contou, ainda, com uma visita às instalações da Domus Social e terminou no Bairro do Cerco do Porto, complexo habitacional cujos projetos de reabilitação despertaram especial interesse na equipa da Cascais Envolvente.

Esta não é a primeira vez que a empresa recebe a visita de outros municípios com vista ao intercâmbio de experiências. Para a Domus Social, este é “um sinal do reconhecimento alcançado pela empresa, tantas vezes pioneira na sua abordagem e iniciativas”.