Cultura

Casa São Roque assinala quarto aniversário com a exposição "Coleção Peter Meeker"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Colecao_Peter_Meeker_01.jpg

DR

A Casa São Roque – Centro de Arte, situada em Campanhã, está a comemorar o quarto aniversário. Para assinalar a data apresenta a "Coleção Peter Meeker: Obras de 1982–2019". Trata-se de uma seleção de obras da coleção de arte internacional de Peter Meeker (Pedro Álvares Ribeiro), iniciada na década de 1980, no Porto, e inclui 40 artistas e mais de 600 obras.

Trabalhos de artistas portugueses, polacos e espanhóis constituem o núcleo principal da coleção e refletem as longas estadias que o colecionador vivenciou nestes três países, além da relação de proximidade que desenvolveu pelas quatro cidades: Porto, Varsóvia, Lisboa e Madrid.

Esta é a terceira exposição em grupo da coleção de Peter Meeker, depois de "Sala de Jogos de 2022", patente no salão histórico do clube "O Elvas", como parte da exposição 15 anos de MACE, em Elvas (curadoria de Barbara Piwowarska), e no âmbito do programa "Arte em São Bento", na residência do primeiro-ministro, no Palacete de São Bento, em Lisboa (curadoria de João Silvério).

"Coleção Peter Meeker: Obras de 1982–2019" na Casa São Roque deriva destas duas exposições e foi preparada em conjunto por Barbara Piwowarska e João Silvério. Centra-se em gerações de artistas que cresceram em países que recuperaram a liberdade após regimes políticos repressivos e que partilham posições existenciais: os polacos que refletem a transformação após 1989 e os portugueses que refletem a modernização após a revolução de 1974.

A exposição está patente até 31 de maio de 2024, entre as 13h30 e as 19 horas (encerra todas as terças-feiras). Tem entradas gratuitas todas as primeiras segundas-feiras de cada mês para residentes em Portugal e todas as segundas para residentes de Campanhã (mediante documento comprovativo).