Cultura

Casa-Museu vai celebrar os 122 anos do nascimento de Marta Ortigão Sampaio

  • Notícia

    Notícia

#fib_museu_marta_ortigao_sampaio_15.jpg

Filipa Brito

O 122.º ano sobre o nascimento de Marta Ortigão Sampaio é celebrado na próxima quarta-feira, dia 31 de julho, pela sua Casa-Museu. Para a efeméride preparou-se uma atividade de participação gratuita, que inclui um momento musical.

A oficina "Fios e rendas: a arte do papel recortado em Portugal" tem início marcado às 15 horas. Partindo da pintura a óleo "Cozinha de aldeia", de Aurélia de Souza, propõe-se uma apresentação que expõe alguns espécimes recolhidos por Emanuel Vitorino Ribeiro, um pouco por todo o país.

A atividade, orientada por Isabel Andrade Silva, sugere ainda uma desfragmentação da pintura, numa abordagem étnica de usos e costumes do início do século XX.

No final, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio (CMOS) proporcionará ainda a todos os participantes um momento musical protagonizado pelo Grupo Coral da Macaréu - Associação Cultural e pelo cantor lírico Jorge Luís Castro.

Recorde-se que a colecionadora Marta Ortigão Sampaio, sobrinha das artistas plásticas Aurélia de Souza e Sofia de Souza, e sobrinha-neta do escritor Ramalho Ortigão, deixou por doação à Câmara do Porto o edifício da casa-museu e das coleções em 1978, ano do seu falecimento.

+ Info: dmm@cm-porto.pt ou tel. 226 066 568

//

Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio

Rua Nossa Senhora de Fátima, 291-299

4050-428 Porto