Cultura

Casa do Vinho Verde com cinema no jardim este verão e um espaço cultural em 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_claraboiapq.jpg

Filipa Brito

Daqui a dois anos, o Palacete Silva Monteiro vai transformar-se num espaço de referência para a cultura da cidade. O edifício do século XVII que hoje alberga a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai abrir o jardim à cidade já este verão com sessões de cinema.

A ideia é, segundo o presidente da CVRVV, “dar um contributo à cultura com exposições, conferências, concertos, teatro, fotografia, e esperamos abrir o espaço à cidade”. Até lá, o Palacete Silva Monteiro será palco de “experiências pontuais”, como o cinema e a concessão de um bar no jardim da também conhecida por Casa Do Vinho Verde com “vinhos verdes a copo e petiscos”, adianta Manuel Pinheiro à agência Lusa.

O espaço está a ser alvo de trabalhos de restauro desde 2019, pelas mãos dos alunos da Universidade Católica do Porto, de forma a preservar e promover este edifício secular. A intervenção inclui a recuperação dos painéis originais e dos detalhes decorativos.

A abertura como espaço cultural, com exposições e conferências, vai implicar a passagem da sede dos Vinhos Verdes, que ali está desde 1944, para um edifício contíguo. Com entrada pela Rua da Restauração, o Palacete Silva Monteiro é considerado “a mais luxuosa habitação da cidade”, com um “certo gosto pelo passado” apesar de “marcada pelo modernismo”, segundo o historiador Joel Cleto, citado pela Lusa.

"É uma casa revivalista, eclética, que nos remete para vários estilos, mas é também uma casa moderna, tal como os vinhos verdes, que também conseguiram revitalizar-se e modernizar-se ao longo dos tempos”, considerou o historiador.