Sociedade

Casa do Infante recebe encontro de cidades interculturais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_do_infante.jpg

Filipa Brito

As perspetivas, dilemas e desafios das cidades interculturais vão estar em debate esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, durante toda a manhã, na Casa do Infante. A sessão de abertura estará a cargo do vereador da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, que falará sobre a Estratégia Municipal para uma Cidade Intercultural.

Seguir-se-á dois painéis, subordinados aos temas “Trabalho Desenvolvido e Desaf­ios para o Futuro - Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais do Porto” e “Políticas Públicas e Estratégias Locais para a Integração da Pessoa Migrante”, e que contarão com a presença de vários especialistas na matéria, bem como de dirigentes municipais da área da Coesão Social.

O Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais do Porto iniciou-se em maio de 2019 e assenta numa parceria estratégia, coordenada pelo Município e estabelecida com quatro entidades dos territórios de intervenção, designadamente o Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, a Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde, a Associação Ludotecas do Porto e a JRS-Portugal- Associação Jesuíta aos Refugiados - Associação Humanitária Mediação Intercultural, assumindo a prossecução de objetivos comuns e a consolidação de sinergias no desenvolvimento das atividades.

A equipa do projeto é constituída por quatro mediadores interculturais, três mais vocacionados para a intervenção com as comunidades de etnia cigana e um para as comunidades migrantes. Prossegue por objetivo maior a integração das populações mais vulneráveis da cidade, designadamente as comunidades ciganas e migrantes, recorrendo à mediação intercultural como metodologia social que permite estreitar relações de convivência saudável entre estas comunidades e a população em geral.

As inscrições para o debate na Casa do Infante estão abertas até esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, podendo ser efetuadas para dmcs@cm-porto.pt.